F1: Pirelli quer apresentar o pneu “super-intermediário”


Os pilotos da Fórmula 1 têm reclamado dos pneus de chuva há algum tempo, o que levou a Pirelli a introduzir novos pneus para chuva pesada no GP de Mônaco. O novo composto foi extensivamente testado, porém, durante o fim de semana na Bélgica, ficou claro que ninguém quer usar o novo pneu de chuva, mas a Pirelli parece ter uma solução.

Essa rejeição aos novos pneus de chuva pesada pode ser explicada, por um lado, pelo fato de que o pneu só funciona quando a pista está muito molhada, e por outro lado, a Fórmula 1 não costuma correr com frequência em condições de muita água na pista atualmente. Os pneus de chuva, portanto, são praticamente inúteis, pois na corrida sprint em Spa-Francorchamps, todos os pilotos foram obrigado a largar com os pneus de chuva pesada, mas trocaram para os intermediários o mais rápido possível após a largada.

Agora a Pirelli pretende propor às equipes da F1 a introdução de um pneu ‘super-intermediário’. Esse pneu substituiria os intermediários e os de chuva pesada, combinando o melhor dos dois compostos. Esse pneu teria uma janela operacional maior, e portanto, poderia ser usado em uma variedade maior de condições.

“Este pneu intermediário deve ser capaz de lidar com mais água do que o atual. Deve ter uma janela maior, desde muito molhado para slicks até o ponto em que se torna perigoso devido ao excesso de água”, explicou Mario Isola, chefe de autombilismo da Pirelli ao Auto, Motor und Sport. Uma vantagem adicional é que levar para os GPs apenas um tipo de pneu de chuva, em vez de dois como é atualmente. Na maioria das vezes os pneus de chuva são transportados para os circuitos e não são utilizados.

Isola apresentará em breve a ideia às equipes, mas o pneu ‘super-intermediário’ não deverá ser visto nas corridas antes de 2024. Primeiro, as equipes precisam concordar, e em seguida, desenvolvimentos e testes devem ser realizados, conforme afirmou o executivo da Pirelli.

Fonte: f1mania

Anteriores Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação debate sobre Papiro
Próxima Pai deverá indenizar filha por abandono afetivo em R$ 30 mil, decide juiz