F1: Pirelli encerra testes em Monza com Sainz e Hadjar na pista


A Fórmula 1 segue avançando no desenvolvimento dos pneus que serão utilizados em 2026. Nesta terça-feira (9), a Pirelli concluiu dois dias de testes no circuito de Monza, onde Carlos Sainz, da Williams, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, completaram a programação prevista pela fornecedora oficial da categoria.

A sessão da tarde foi marcada por condições de pista molhada, resultado da chuva que atingiu o autódromo durante a manhã. Isso permitiu à Pirelli avaliar em condições reais uma nova versão dos pneus intermediários Cinturato, já testados em Fiorano anteriormente com auxílio de irrigação artificial. Na sequência, os pilotos retornaram ao asfalto seco com compostos mais macios da gama de testes, equivalente aos C4, C5 e C6.

Sainz percorreu 57 voltas, registrando 1min22s108 como melhor tempo em seu 24º giro. Hadjar completou 56 voltas, marcando 1min23s825 em sua 30ª passagem. A temperatura ambiente variou entre 20°C e 25°C, enquanto o asfalto oscilou entre 27°C e 32°C, proporcionando um cenário útil para compreender a transição entre pneus intermediários e slicks.

Somando-se ao trabalho realizado no dia anterior, que contou também com Max Verstappen e Yuki Tsunoda pela Red Bull, além de Felipe Drugovich pela Aston Martin, a Pirelli alcançou um total de 467 voltas e 2.705 quilômetros percorridos em Monza.

F1: Pirelli encerra testes em Monza com Sainz e Hadjar na pista
Foto: Divulgação / Pirelli

“Foi uma oportunidade valiosa para coletarmos dados em diferentes condições, tanto em pista molhada quanto seca. Agora teremos base sólida para prosseguir com o desenvolvimento e finalizar os compostos que serão homologados até 15 de dezembro”, declarou a fornecedora italiana.

Para viabilizar os testes, as equipes utilizaram carros adaptados: a Williams levou um modelo derivado do FW47, enquanto a Racing Bulls rodou com uma versão modificada do VCARB01 de 2024. As mudanças foram necessárias para comportar os pneus protótipos, que possuem largura reduzida, mas mantêm o mesmo diâmetro em relação aos atuais.

Os próximos compromissos da Pirelli no calendário de desenvolvimento acontecem no fim de setembro, em Mugello, quando serão avaliados os compostos mais duros. Em seguida, após o GP do México, será a vez de novos testes com pneus mais macios. A temporada de avaliações será concluída em dezembro, em Abu Dhabi, nos tradicionais treinos coletivos de fim de ano.

Com o trabalho em Monza, a Pirelli reforça sua preparação para 2026, ano em que a Fórmula 1 passará por mudanças técnicas significativas, incluindo a adaptação a pneus com dimensões revisadas, parte fundamental da próxima geração de carros.

Fonte: f1mania

Anteriores Dólar cai e Ibovespa atinge recorde histórico em meio a dados econômicos e cenário político
Próxima 'Aquilo que parecia impossível deixou de ser', diz Lula sobre conversa com Trump