Sergio Perez e Max Verstappen criticaram a introdução de uma nova regra de pneus, que será testada nas sessões de qualificação durante a temporada de 2023 da Fórmula 1.
Em um movimento anunciado no final do ano passado, a FIA confirmou planos para testar um formato de qualificação revisado, em dois eventos nesta temporada, que restringiriam os compostos de pneus que poderiam ser usados em cada segmento.
Atualmente, os pilotos e as equipes são livres para escolher qualquer um dos três compostos de pneus disponíveis em um final de semana de GP, na hora de definir um tempo de volta durante a qualificação.
No entanto, sob a nova proposta, todos os pilotos seriam obrigados a usar pneus duros no Q1 e pneus médios no Q2, enquanto no Q3 seria utilizado o composto macio.
Com o primeiro desses finais de semana de teste confirmado para o GP da Emilia Romagna, em Ímola no mês de maio, os pilotos da Red Bull foram questionados sobre essas alterações.
“Acho que é só para o show”, disse Sergio Perez. “Acho que não precisamos disso. Não acho necessário, especialmente quando você vê como foi emocionante a qualificação no Bahrein.”
O comentário de Perez veio depois do Q1 no Bahrein no último sábado, quando todo o grid ficou dentro de apenas 1,1s.
Verstappen, que conquistou a pole position no Bahrein, repetiu os comentários de seu companheiro de equipe, ao considerar desnecessária a chegada de uma mudança no formato da qualificação.
“Não acho que precisamos fazer esse tipo de coisa na qualificação”, acrescentou o holandês. “Eu realmente não vejo sentido nisso.”
“É melhor nos certificarmos de que os carros estejam mais próximos em termos de desempenho, do que se quisermos tornar as coisas mais emocionantes dessa maneira. É só para mostrar, eu acho”, concluiu Verstappen.
Fonte: f1mania