A AlphaTauri tem demonstrado um desempenho crescente nas últimas corridas, marcando pontos em Singapura, com Liam Lawson em P9, e chegando perto disso no Japão e na Itália. Atualmente, a AlphaTauri ocupa a última posição no campeonato de construtores da Fórmula 1, mas a esperança é de que isso mude nas últimas seis corridas da temporada. Segundo Yuki Tsunoda, o AT04 da equipe tem se fortalecido significativamente.
De acordo com Tsunoda, as recentes atualizações da equipe têm proporcionado um melhor desempenho. “Mostramos uma melhoria de desempenho com as atualizações que trouxemos, especialmente na classificação. Acredito que as atualizações estão funcionando e me deram mais confiança para lutar, mas acho que precisamos de mais algumas corridas para avaliar completamente o seu valor, porque Singapura e Suzuka são circuitos completamente diferentes. Se tivermos um bom desempenho no Catar, isso confirmará a eficácia das atualizações”, afirmou o piloto japonês antes do fim de semana do GP do Catar.
Ele também destacou a importância da eficiência aerodinâmica no circuito do Catar, com muitas curvas de alta velocidade. Tsunoda expressou confiança na performance do carro após uma boa classificação em Suzuka e acredita que podem aprender com a corrida no Japão para melhorar nesse próximo final de semana no Catar.
Quanto a Liam Lawson, que ainda irá substituir Daniel Ricciardo na AlphaTauri no Catar, parece que esta será a última corrida na temporada 2023 para o neozelandês. Lawson também não deve correr em 2024, pois foi designado como piloto reserva para a próxima temporada pela Red Bull Racing.
“Em Suzuka, foi anunciado que voltarei a ser piloto reserva no próximo ano. Obviamente, meu objetivo é estar na Fórmula 1 como piloto titular, então, por mais decepcionante que seja, ainda é meu objetivo, e agora se trata de garantir que eu possa tornar isso realidade no futuro. Por enquanto, enquanto isso durar, vou apenas me concentrar”, disse Lawson à imprensa antes do fim de semana no Catar.
Quanto à possibilidade de Lawson pontuar novamente no próximo fim de semana, ele não está tão certo. Ele acredita que ainda há muito a aprender sobre o novo pacote de atualizações da equipe e que o circuito do Catar pode não ser o mais adequado para o carro da AlphaTauri.
Fonte: f1mania