F1: Piastri propõe mudança de regra na qualificação


O piloto da McLaren, Oscar Piastri expressou seu desejo por uma mudança de regra na Fórmula 1, sugerindo que os pilotos que causarem bandeiras vermelhas durante as qualificações, tenham suas voltas deletadas como punição por prejudicar as chances dos outros competidores.

Nos últimos anos, vimos diversos casos em que pilotos que conquistaram a pole position se beneficiaram de bandeiras vermelhas. No entanto, Piastri acredita que a regra deveria ser alterada para punir aqueles que causam a bandeira vermelha, seguindo o exemplo de muitas outras categorias de automobilismo.

Uma das situações mais notáveis ocorreu em 2021, quando Charles Leclerc assegurou sua primeira pole position em Mônaco, após seu acidente impedir que Max Verstappen completasse uma volta rápida. Piastri citou esse exemplo, e afirmou que uma mudança na regra evitaria ambiguidades sobre se a bandeira vermelha foi causada acidentalmente ou de propósito.

“Em muitas outras categorias, existe a regra de ‘se você causar uma bandeira vermelha na qualificação, sua volta é deletada’. Eu acho que isso seria bom na F1”, disse Piastri no podcast P1. “Já corri em categorias onde isso era aplicado, e acho que elimina muitas ambiguidades sobre se foi um acidente ou intencional.”

Piastri, que recentemente ficou a apenas 0,011 segundos de derrotar Verstappen na qualificação da corrida sprint em Spa, argumentou que essa mudança de regra também serviria como uma punição para os pilotos que cometem erros durante os treinos.

“Acredito que também seria uma punição por cometer um erro. Portanto, acho que essa poderia ser uma boa regra”, acrescentou o australiano.

Vale destacar que essa sugestão não é nova, e já foi mencionada anteriormente, inclusive pelo chefe da Mercedes Toto Wolff, que elogiou a abordagem semelhante adotada por outras categorias nos Estados Unidos como sendo algo ‘inteligente’.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Revelado impacto gerado para economia local pelo GP de Miami
Próxima F1: Diretor da Mercedes afirma que Russell tem potencial para conquistar o título no futuro