F1: “Piastri não está interessado no título de Norris”, afirmou Brundle


A ultrapassagem de Oscar Piastri sobre Lando Norris na primeira volta do GP da Itália de Fórmula 1, continua causando polêmica.

O ex-piloto de F1 e atual comentarista, Martin Brundle, teorizou que Piastri ‘não tem interesse’ em ver Norris vencer o campeonato este ano.

A grande melhora no desempenho da McLaren, aliada à queda da Red Bull Racing, deu a Norris uma chance extra de tentar conquistar o título, já que ele está 62 pontos atrás de Max Verstappen com oito GPs e três corridas Sprint restantes na atual temporada.

Na primeira volta do GP da Itália no último fim de semana, Piastri fez uma ousada manobra sobre Norris no lado de fora da curva 4 para assumir a liderança da corrida em Monza. A McLaren se referiu à ‘regra papaya’ em várias ocasiões durante o final de semana na Itália, quanto a recomendações de engajamento. Escrevendo em sua última coluna para Sky Sports, Brundle elogiou a mentalidade de Piastri.

“Piastri claramente não tem interesse nas chances de Norris de conquistar o título contra Verstappen, o que já havíamos testemunhado na Hungria quando ele assumiu firmemente a liderança na primeira curva”, disse Brundle. “O piloto que há em mim admira essa atitude. É por isso que Piastri ganhou campeonatos nas categorias de base e chegou a um carro de F1 vencedor de corridas.”

“A última coisa que o entusiasmará é Norris se tornar campeão no mesmo carro. Isso não significa que ele não ajudará em algum momento e que ele já não ajudou aqui e ali, mas essa mentalidade de piloto e ‘instinto assassino’ são muito importantes. Me lembro de dizer nos comentários na Hungria, se os papéis tivessem sido invertidos, se Piastri teria devolvido a liderança a Norris, e realmente não sei a resposta. Eu sei que muitos pilotos implacáveis e egoístas que eu corri contra, não teriam feito isso”, acrescentou.

Outro fato, é que a ultrapassagem de Piastri sobre Norris também permitiu que Charles Leclerc subisse para o segundo lugar. A partir daí, a Ferrari executou uma estratégia de apenas uma parada para entregar a Leclerc uma vitória na corrida, sua segunda em Monza.

Brundle destacou a manobra de Leclerc para o segundo lugar como um momento decisivo na corrida, apesar de Leclerc ter ficado atrás de Norris durante a primeira fase de parada nos boxes.

“Embora isso fosse muito bom para Piastri e Ferrari, não foi útil para a equipe McLaren. Eles perderam o controle da corrida naquele momento, não conseguiam ditar o ritmo ideal para os pneus e a estratégia, e trabalhar como uma dupla usando o DRS e as chamadas de parada nos boxes para esticar e desestabilizar seus principais rivais, que se revelou ser a Ferrari”, disse o ex-piloto.

“A Ferrari havia ajustado aerodinamicamente seu carro com um pouco menos de arrasto e mais velocidade máxima. Isso talvez não fosse ótimo para a sessão de classificação ou mesmo para a preservação dos pneus, mas eles sentiram que era mais adequado para a corrida. A McLaren mudou Norris para pneus duros na volta 14, a Ferrari respondeu com Leclerc na volta 15, para grande desgosto do jovem monegasco, pois ele perdeu o segundo lugar para Norris e sentiu que havia um longo caminho a percorrer com 38 voltas restantes.”

“Piastri tinha liderança suficiente para não precisar parar até a volta 16 e, assim, mais uma vez, a McLaren iria fazer uma dobradinha, mas não foi assim que aconteceu”, finalizou Brundle.

Fonte: f1mania

Anteriores Seap Transfere 15 Presos Após Descoberta de Túnel em Presídio do Rio
Próxima Papa Francisco fala em situação crítica na Venezuela e faz apelo por “moderação”