F1: Piastri muito satisfeito com recuperação da McLaren em 2023


O piloto estreante na Fórmula 1 com a McLaren, Oscar Piastri, afirmou que sempre acreditou no sucesso da equipe apesar de um início decepcionante na temporada 2023. A McLaren teve dificuldades no começo do ano, após não alcançar seus objetivos de desempenho no desenvolvimento do MCL60.

Quando o carro de 2023 da McLaren foi apresentado em fevereiro, o chefe da equipe, Andrea Stella, afirmou não estar completamente satisfeito com o MCL60. Os resultados iniciais foram inconsistentes e pontos foram difíceis de serem marcados, mas a equipe manteve o otimismo enquanto passava por um intenso programa de desenvolvimento.

A virada aconteceu no GP da Áustria, após a introdução de atualizações no carro de Lando Norris. Norris terminou em quarto lugar naquela corrida, demonstrando uma significativa melhora no ritmo do carro e superando os problemas de desgaste de pneus que afetavam a equipe anteriormente.

No GP da Inglaterra, a evolução da McLaren foi confirmada, e Piastri também recebeu as novas atualizações em seu carro. Norris conquistou o segundo lugar em sua corrida em casa, enquanto Piastri terminou na quarta posição. No GP da Hungria, Norris subiu ao pódio novamente em P2, enquanto Piastri terminou em quinto lugar, após sofrer danos durante a corrida que o impediram de alcançar um resultado ainda melhor.

“Quando começamos a temporada, não estávamos satisfeitos com o desempenho do carro”, disse Piastri ao refletir sobre sua temporada até agora. “Fizemos várias mudanças na equipe, mas sabíamos que as melhorias levariam tempo para surtir efeito. Por isso, mantivemos o otimismo e o trabalho duro. As atualizações que fizemos excederam nossas expectativas, e estamos satisfeitos com os resultados que alcançamos até agora.”

A McLaren mostrou provavelmente, a maior evolução entre as equipe desde o início da temporada, e o GP da Bélgica confirmou a competitividade da equipe.

Piastri se destacou na qualificação sob chuva, ficando a apenas 0,011 segundos do tempo de Max Verstappen, e conseguiu um ótimo segundo lugar na corrida Sprint. Infelizmente, uma colisão com Carlos Sainz da Ferrari, na primeira curva do GP no domingo, resultou no abandono dos dois pilotos. Apesar disso, o fim de semana mostrou potencial promissor para a equipe baseada em Woking.

“As atualizações que implementamos trouxeram mais benefícios do que imaginávamos, tanto em termos de tempo de volta quanto na gestão dos pneus”, continuou Piastri. “A corrida em Budapeste foi uma ótima prova da capacidade de nosso carro. Enfrentamos condições climáticas semelhantes em Miami, onde fomos significativamente mais lentos. Mas em Budapeste, conseguimos ser a segunda ou terceira equipe mais rápida.”

“Essa recuperação que a equipe alcançou é verdadeiramente notável. Sempre acreditamos que poderíamos melhorar, e estamos satisfeitos com o progresso que fizemos até agora. Esperamos continuar competitivos nas próximas corridas e seguir em frente como McLaren”, encerrou Piastri.

Fonte: f1mania

Anteriores De Vries vai correr novamente em evento na Holanda
Próxima F1: Horner comenta suas conversas com Ricciardo sobre sua saída da Red Bull em 2018