Max Verstappen tem sido bastante claro há algum tempo: a McLaren atualmente possui o carro mais rápido da Fórmula 1. O fato de ele mesmo ter vencido a qualificação de forma convincente em Spa-Francorchamps diz pouco, segundo ele. Ser rápido em uma volta não garante um campeonato mundial, de acordo com o holandês. Mas como a equipe de Woking enxerga essa avaliação?
Verstappen insinuou após sua pole position, em conversa com a mídia, que não espera vencer. Para ele, a McLaren ainda é muito rápida. Ao fazer essa afirmação, Verstappen se baseia nos longruns de sexta-feira passada, nos quais Lando Norris e Oscar Piastri impressionaram mais do que os RB20s.
Após a qualificação em Spa, Oscar Piastri não concordou inteiramente com a observação do líder do campeonato de que o MCL38 agora tem o melhor pacote em todos os tipos de circuitos. “Acho que definitivamente ainda temos algumas características diferentes. Na minha opinião, Budapeste é realmente o único fim de semana em que podemos dizer claramente que somos os mais rápidos. E, mesmo assim, acho que se Max tivesse conseguido passar pelo tráfego um pouco mais rápido na corrida, ele teria sido uma séria ameaça no final.”
“Eu acho que eles [Red Bull] ainda estavam muito competitivos e a qualificação foi muito próxima. Acho que nas outras corridas, a Mercedes parecia muito forte em algumas delas. No Canadá e em Silverstone, eles pareciam muito fortes. A Ferrari também foi rápida em certas corridas um pouco mais cedo na temporada. Acho que tem sido incrivelmente disputado o tempo todo. Alguns dias cometemos erros, outros dias a Red Bull cometeu erros.”
Piastri acredita que a Red Bull – apesar de sua simulação de corrida ter sido mais rápida do que a de Verstappen dois dias atrás – possui o carro mais rápido em Spa. “No fim de semana passado, nosso carro provavelmente favoreceu um pouco mais aquela pista. Este fim de semana, provavelmente favoreceu um pouco mais a Red Bull. Então, todas essas pequenas coisas juntas são o que fazem a diferença no momento. Acho que só precisamos garantir que maximizemos os aspectos que estão sob nosso controle. Mas não acho que tenhamos necessariamente tido a vantagem sobre eles nas últimas cinco ou seis corridas,” concluiu o australiano.
A disputa pela supremacia na Fórmula 1 continua acirrada, com cada detalhe fazendo a diferença entre a vitória e a derrota. A McLaren, liderada por Norris e Piastri, busca consolidar seu progresso enquanto a Red Bull, apesar das palavras de Verstappen, mantém-se como uma força a ser reconhecida. Spa-Francorchamps promete ser palco de mais uma emocionante batalha entre essas potências da F1.
Fonte: f1mania