Oscar Piastri deixou Zandvoort com mais do que uma vitória, pois o australiano ampliou sua liderança no campeonato sobre seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, para 34 pontos, após vencer o GP da Holanda de Fórmula 1, em uma corrida marcada pelo abandono de Norris, devido a um raro problema de motor no carro do britânico.
Largando da pole, Piastri conquistou seu sétimo triunfo na temporada e destacou que, apesar do problema de Norris, sua performance foi dominante: “Controlei a corrida quando precisei. Foi uma pena enorme o que aconteceu com Lando no final, mas senti que estava no controle. Usei o ritmo quando precisei”, afirmou o piloto de 24 anos.

Norris vinha em segundo lugar até sofrer uma falha no motor a poucas voltas do fim, o que aumentou a diferença na disputa pelo título. Ainda assim, Piastri assegurou que o resultado não foi circunstancial. Sua vantagem se manteve constante em torno de três segundos durante a prova, além de administrar bem as relargadas após vários safety cars.
O contraste com 2024 também chamou atenção do australiano. No GP da Holanda do ano passado, ele havia terminado apenas na quarta posição, 27 segundos atrás de Norris: “Foi uma corrida bem diferente de doze meses atrás. Estou muito feliz com todo o trabalho que fizemos para melhorar aqui, e muito satisfeito por sair com a vitória”, concluiu o australiano.
Fonte: f1mania