O piloto da McLaren, Oscar Piastri, acredita que agora tem os atributos necessários para disputar o título na Fórmula 1 já na temporada 2025, após ter trabalhado duro para corrigir as fraquezas que ele mesmo apontou há doze meses.
A segunda temporada de Piastri na F1 foi produtiva, com suas primeiras vitórias, ajudando a McLaren a garantir o Campeonato de Construtores pela primeira vez desde 1998. No entanto, Piastri terminou 82 pontos atrás do companheiro de equipe Lando Norris, que capitalizou a recuperação da McLaren no meio da temporada para se tornar a melhor esperança da equipe contra Max Verstappen.
Essa diferença considerável de pontos levou a McLaren a impor ordens de equipe em um certo momento, embora não tenha adiantado, já que Verstappen garantiu o título de pilotos com duas etapas de antecedência.
Piastri afirmou, quando a temporada anterior se aproximava do fim, que ele está ansioso para não ser relegado a um papel de apoio novamente, caso a McLaren esteja na disputa em 2025. Com a equipe britânica em uma posição mais forte para começar a temporada deste ano, disputando vitórias com o MCL39, Piastri está convencido de que ele também está mais bem preparado para ter uma chance de conquistar o prêmio principal.
“É definitivamente uma folha limpa”, disse Piastri à imprensa, no evento de shakedown da McLaren em Silverstone nesta quinta-feira (13). “Como eu disse, todos estão começando do zero novamente e acho que na temporada passada, no final, era natural que eu ainda tivesse oportunidades de sair e dar o meu melhor. Sim, houve algumas situações em que acabei ajudando Lando, mas houve algumas em que ele ainda me ajudou. Então não foi tão claro. Mas sim, definitivamente estamos começando do zero e acho que posso me tornar campeão este ano.”
“Sinto que há doze meses eu estava entrando na temporada ainda com algumas fraquezas com as quais eu não estava particularmente confiante. Acho que ao longo da temporada passada eu as abordei. Agora é só uma questão de abordá-las a cada final de semana e garantir que estou dando o meu melhor. Então sim, estou confiante. Acho que ainda temos algumas coisas para trabalhar e eu definitivamente não sou um produto acabado, mas não acho que ninguém necessariamente seja. E acho que se pudermos trabalhar em algumas das coisas que nos propusemos a fazer nesta pré-temporada, então terei muitas ferramentas para poder tentar fazer isso acontecer”, acrescentou.
Piastri continuou, dizendo que a chance de ‘respirar’ durante o intervalo entre as temporadas e revisar alguns assuntos, expôs outras áreas que ele está tentando melhorar com seus engenheiros. “Eu disse no final da temporada passada, a sessão de classificação é algo em que quero trabalhar. Há algumas coisas específicas que, se eu puder evoluir, tudo ficará melhor. E então você ganha a confiança e tudo meio que naturalmente se ajuda”.
“Então, definitivamente, há algumas oportunidades que identificamos e acho que se eu puder trabalhar nelas, espero que aqueles finais de semana mais fracos em alguns momentos da temporada passada desapareçam. E acho que, em última análise, essa será uma coisa importante este ano, e dar o meu melhor a cada fim de semana, porque haverá finais de semana em que você não será o mais rápido, isso com certeza, mas ainda assim você pode aproveitar ao máximo esses momentos em que você não está no topo”, concluiu Piastri.
Fonte: f1mania