F1: Piastri aceita apelido de “garoto de gelo”


Oscar Piastri conquistou mais do que a vitória no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Ao assumir a liderança do campeonato de pilotos com sua ousada manobra sobre Max Verstappen na primeira curva em Jeddah, o australiano de 24 anos também ganhou um novo apelido: ‘ice-boy’ — o garoto de gelo da McLaren.

A frieza e precisão do piloto chamaram atenção da imprensa europeia. O Diario Sport, da Espanha, definiu Piastri como ‘o líder que a McLaren precisava’. Já o jornal Gazzetta dello Sport, da Itália, foi direto: “A Fórmula 1 tem um novo líder, Oscar Piastri, o garoto de gelo da McLaren.”

Nicole Piastri, mãe do piloto da McLaren, deu uma perspectiva pessoal à rádio australiana 4BC: “Ele é muito cauteloso por natureza, calculado e inteligente em tudo o que faz. Quando enfrentou Max na primeira curva, confesso que foi um pouco assustador, mas ele normalmente não corre riscos.”

Piastri, por sua vez, recebeu com naturalidade o apelido: “Eu não me chamaria assim, mas entendo por que as pessoas o fazem”, disse ele ao jornal Bild.

O desempenho do jovem também não passou despercebido por Max Verstappen. Embora visivelmente irritado com a penalidade recebida em Jeddah, o holandês evitou polemizar, mas elogiou a consistência e serenidade de Piastri: “Ele está usando seu talento, e é ótimo ver isso. E com Mark (Webber, ex-piloto de F1 e atual empresário de Piatri) ao lado dele, isso está ajudando bastante.”

Para Jacques Villeneuve, também ex-piloto e campeão na F1 em 1997, Webber também desempenha papel importante fora da pista: “Mark negociou um contrato muito bom para Oscar. A McLaren não pode favorecer Lando (Norris) em detrimento dele. Não haverá ordens de equipe enquanto ambos estiverem na disputa pelo título, a menos que seja algo decisivo para o campeonato de construtores ou envolva problemas técnicos”, disse o canadense.

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, reforçou essa visão ao Speed Week: “Com atuações como a de Jeddah, Oscar está se firmando como o principal desafiante de Max.”

Apesar do entusiasmo, Marko pondera: “Resta saber se ele manterá esse nível o ano inteiro. No ano passado, em algumas pistas, ele ficou atrás de Lando, às vezes de forma considerável”, acrescentou.

Longe das pistas, Piastri segue um estilo igualmente reservado. “Quando estou em casa, desligo completamente da Fórmula 1. Lá, sou apenas o Oscar”, concluiu o novo líder do campeonato.

🎥 Vídeos mais recente

Fonte: f1mania

Anteriores Mutirão do DAE leva atendimento completo ao Paiaguás de 26 a 31 de maio
Próxima GTT Salvaguardas conclui proposta de diretrizes para implementação de programas de REDD+