F1: Petição para anular resultado de Abu Dhabi 2021 se encaminha para recorde de assinaturas


A corrida final de 2021 em Abu Dhabi está marcada na história da Fórmula 1. O campeonato que contou com uma disputa do início ao fim – atípico nos últimos anos da categoria – se encerrou em uma das maiores controvérsias do esporte. 

Na volta 54 de 58, Nicholas Latifi acabou batendo sozinho em Yas Marina, um safety car foi acionado. Max Verstappen foi pro tudo ou nada e realizou um pit stop, enquanto Lewis Hamilton permaneceu na pista. 

Em um primeiro momento, foi avisado que os retardatários não estavam autorizados a recuperar sua posição, pois não havia voltas suficientes, a etapa já estava no fim. Contudo, em seguida, o diretor de prova Michael Masi autorizou somente os retardatários entre Hamilton e Verstappen recuperarem sua volta, além de estabelecer a bandeira verde, deixando a decisão do título para a última volta. 

A ação de Masi foi contra o artigo 48.12 do regulamento de 2021, do qual cita que “se o diretor considerar seguro, a mensagem ‘carros que levaram volta podem ultrapassar’ for enviada a todos os competidores através do sistema oficial de mensagens, quaisquer carros que estejam voltas atrás serão obrigados a passar o líder e o carro de segurança”.

O episódio está longe de ser esquecido e agora ganha cada vez mais força na internet. No site Change.Org, uma petição criada por Patel Gordon-Bennett para anular o resultado da corrida está em andamento.  

“Acredito que a justiça não foi feita no domingo dia 12 de dezembro de 2021, quando os comissários da FIA negaram a Lewis Hamilton sua vitória no Grande Prêmio de Abu Dhabi”, informa a declaração do abaixo-assinado.  

“Faltando menos de 1 volta, alguns retardatários foram autorizados a ultrapassar o safety car, o que não cumpre as regras do esporte F1. Isso deu ao adversário rival Max Verstappen a oportunidade de ultrapassar Lewis Hamilton e vencer o Grande Prêmio.”

“Se você é um defensor da justiça, honestidade e equidade, por favor, assine esta petição. Deixar esta decisão como está enviará uma mensagem muito errada para os jovens e futuros pilotos.”

O abaixo-assinado já passou da marca de 100.000 manifestações e tem como objetivo números maiores, caso atinja a marca de 150.000, se tornará uma das petições com mais assinaturas do Change.Org.

 

Fonte: f1mania

Anteriores Sanções contra a Rússia levaram ao fracasso dos EUA, acredita ex-assessor da CIA
Próxima Advogado recebe moção pela atuação como juiz do TRE-SC