Uma pesquisa realizada pela Buzz Radar, revelou um aumento significativo na negatividade dentro da comunidade online da Fórmula 1 em comparação com 2016. A análise mostrou que, embora o número de posts positivos tenha crescido, a quantidade de posts negativos está aumentando em um ritmo implacável, o que é um desenvolvimento preocupante.
A Fórmula 1 tem crescido em popularidade nos últimos anos, o que é positivo em muitos aspectos. No entanto, esse crescimento também parece ter um lado negativo, especialmente quando se discutem tópicos controversos. A toxicidade entre os fãs parece estar aumentando consideravelmente. Vários pilotos, incluindo Max Verstappen e Carlos Sainz, já se manifestaram sobre os chamados ‘guerreiros do teclado’. Os casos de Nicholas Latifi e Michael Masi são exemplos claros, já que ambos foram atacados e receberam ameaças de morte de forma online, após a vitória de Verstappen e a derrota de Hamilton no polêmico GP de Abu Dhabi em 2021, que definiu o título a favor do holandês.
Foi utilizada Inteligência Artificial (IA) pela Buzz Radar para analisar o público-alvo da Fórmula 1 e responder à pergunta: ‘A comunidade online da Fórmula 1 se tornou mais tóxica nos últimos anos?’ Para o estudo, a agência utilizou 100 milhões de posts de 247 mil contas de fãs na última década.
O estudo constatou que menos de um quarto dos posts em 2024 foram considerados tóxicos ou contendo ataques, com dois comentários positivos sendo postados para cada comentário negativo. Concluiu-se também que os comentários positivos cresceram mais rápido do que os negativos entre 2016 e 2024, mas que as conversas com tom negativo foram mais frequentes do que antes.
Enquanto em 2016 apenas 8% das conversas tinham um tom negativo, em 2024 esse percentual subiu para impressionantes 20%. De acordo com a ferramenta de IA, pode ser esperado um aumento ainda maior na toxicidade nos próximos dezoito meses.
Isso não é muito surpreendente, considerando os tópicos que mais geram negatividade. Por exemplo, ações controversas na pista e rivalidades entre equipes e pilotos mostraram desencadear muitas discussões acaloradas. Os regulamentos e a FIA também pareceram detonar muita negatividade entre os fãs.
Fonte: f1mania