F1: Perez e Sargeant dizem que sistema de penalizações com pontos precisa mudar


O sistema de pontos de penalização da Fórmula 1 voltou a ser alvo de críticas. Logan Sargeant da Williams e Sergio Perez da Red Bull pediram uma revisão do sistema, classificando-o como ‘frustrante’ e até mesmo ‘uma piada’.

Sargeant recebeu dois pontos na superlicença em Xangai, por ultrapassar Nico Hulkenberg durante o safety car. O americano considera a punição injusta, já que, segundo ele, penalidades mais graves recebem apenas reprimendas.

“Muitas coisas piores acontecem ao longo do fim de semana de corrida e os pilotos só recebem reprimendas. Já tive pilotos que diminuíram a velocidade na minha frente na sessão de classificação, quase causaram acidentes graves, e nada aconteceu. Mas aí, quando cruzo a linha ao mesmo tempo que outro e a diferença é imperceptível, recebo dois pontos. Acho que esse caminho não é o ideal”, afirmou Sargeant.

Perez concorda e acredita que as penalidades de tempo aplicadas durante a corrida, já são punição suficiente. “Às vezes você já paga as consequências com as penalidades de tempo, e somar pontos a isso, principalmente com mais corridas no calendário, é algo que precisa ser revisto”, disse o mexicano.

No entanto, o argumento de Perez perde um pouco de força com o caso de Kevin Magnussen em Miami. O dinamarquês acumulou 35 segundos de penalidades por tempo durante a corrida Sprint, mas continuou na defensiva para proteger Nico Hulkenberg.

Se não fossem os pontos somados às penalidades de tempo, não haveria incentivo para Haas e Magnussen mudarem de tática.

Sargeant também critica a falta de consistência na aplicação dos pontos. “Magnussen recebeu dois pontos por me tirar da corrida com a batida. Mas eu recebi a mesma quantidade por ultrapassar um competidor sob safety car, quando a diferença entre mim e Hulkenberg na linha de safety car era imperceptível”, concluiu.

A falta de critérios claros na distribuição de pontos, realmente é algo que a FIA precisa analisar para evitar mais insatisfação entre os pilotos da categoria.

Fonte: f1mania

Anteriores RS: gestantes terão prioridade para testagem de HIV e sífilis
Próxima Brasil inicia pesquisas para cultivar alimentos no espaço com tecnologia da Embrapa