F1: Palou afirma que não era uma segunda opção para a McLaren depois de Piastri


20220712_indy_roadamerica_alexpalou_01_joeskibinski

Em julho deste ano, a McLaren anunciou que havia contratado o piloto da Chip Ganassi Racing da IndyCar, Alex Palou, para ‘correr pela McLaren a partir de 2023’. Mas em qual categoria, não foi informado.

O anúncio da McLaren veio poucas horas depois que a atual equipe da Indy de Palou, a Chip Ganassi, o confirmou para a próxima temporada, e o jovem piloto de 25 anos, se envolveu em uma ‘saga’ de contratos.

No entanto, isso já foi resolvido, com o piloto permanecendo com a Chip Ganassi em 2023, mesmo com alguns sugerindo que ele poderia ir para a Fórmula 1 como companheiro de equipe de Lando Norris.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Palou disse que nunca houve qualquer correlação entre seu futuro com a McLaren e o de Oscar Piastri, que também esteve envolvido em uma confusão contratual, envolvendo a Alpine e também a McLaren.

No caso de Piastri, a decisão foi favorável para a McLaren, enquanto Palou afirmou ao Soymotor.com, que não estava envolvido na questão de Piastri.

Quando questionado se ele era a segunda opção, caso a McLaren não pudesse contratar Piastri, Palou respondeu: “Não, absolutamente não”.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

No início deste mês, Palou participou junto com outro piloto da Indy, Pato O’Ward, em um teste privado da McLaren F1, completando muitas voltas em um MCL35M de 2021 no circuito de Barcelona.

Perguntado sobre por que estava interessado nesse teste, já que vai permanecer na Indy na próxima temporada, Palou respondeu: “É como se você ganhasse na loteria de repente e tivesse 10 milhões no banco, então começa a pensar no supercarro.”

“Você não precisava disso antes e não precisa agora, mas por que não ir à concessionária se puder comprar um? É um pouco de tentativa. Acho que mostramos que nos Estados Unidos podemos ser muito rápidos no oval, o que é um pouco difícil nas 500 Milhas de Indianápolis, e que ganhamos um campeonato. Por que não tentar na Fórmula 1?”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Fazer um teste não significa que estaremos lá. Mas fazer um teste é melhor do que não fazer nenhum, e eu queria testar em algum momento da minha vida a Fórmula 1 e agora consegui”, disse ele.

É improvável que o teste de Palou em Barcelona seja sua última participação com um carro da McLaren F1, pois o piloto já recebeu permissão da Chip Ganassi para testar para a McLaren, desde que não interfira em suas funções na Indy.

Isso levou a especulações de que ele poderia se tornar um piloto reserva da McLaren para 2023. “Depende de tudo, dos testes…”, disse ele. “Agora, o objetivo principal era entrar em um carro de Fórmula 1 e também ver que você não está andando para trás, o que também poderia ser o caso.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

“Pode ser que você esteja indo muito bem na Indy, mas você testa na Fórmula 1 e diz: ‘É melhor ficar nos Estados Unidos’,” acrescentou Palou.

Questionado se esse foi o caso, ele afirmou: “Não que eu saiba, mas também não sou o chefe. Eu vejo da minha perspectiva e diria que correu muito bem, mas talvez do lado de fora eles digam: ‘Blah!’. Mas correu bem, por isso continuaremos lá e se me derem a oportunidade de experimentar a Fórmula 1 novamente, ficarei encantado e tudo o que possa surgir daí”, finalizou.

Esse foi apenas mais um ‘capítulo’ da série de confusões contratuais e boatos circulando nos últimos meses. Curiosamente, a McLaren esteve no centro de algumas dessas confusões, mas aparentemente as coisas estão resolvidas agora.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

Anteriores Pantanal: após estupro, Alcides cria plano para matar Tenório
Próxima Cara e Coragem: Leonardo confessa que mandou matar Clarisse