F1: Organizadores do GP do Catar falam sobre reformas no circuito de Lusail


Os organizadores do GP do Catar de Fórmula 1, revelaram a extensão das reformas feitas no Circuito Internacional de Lusail.

Em 2021, o Catar se juntou ao calendário da F1 como um evento único durante a temporada atingida pela pandemia, mas garantiu um contrato de dez anos, para se tornar um evento permanente de 2023 a 2032.

A prova vai continuar sendo realizada no Circuito Internacional de Lusail, que recebeu a corrida da F1 em 2021, e que também recebe corridas da MotoGP desde 2004.

Embora o traçado do circuito não tenha sido alterado, as próprias instalações foram atualizadas, com um complexo totalmente novo de boxes e paddock, centro médico, controle de corrida, centro de mídia e zonas de fãs expandidas.

A instalação tem agora capacidade para 52.000 espectadores, tendo sido construídos novos parques de estacionamento, vias de acesso e túneis.

“Tivemos a primeira corrida em 2021, mas aquela não foi uma das etapas do contrato de dez anos, então foi como uma abertura, e percorremos um longo caminho desde que começamos”, disse Amro Al-Hamad, CEO do Circuito Internacional de Lusail e da Catar Motor & Motorcycle Federation.

“Estamos passando por uma grande transformação, e o objetivo por trás disso é tornar a experiência excepcional para os pilotos e espectadores. Não houve nenhuma mudança no percurso da corrida, e isso segue o bom feedback que tivemos dos pilotos em 2021, e o fato de querermos manter a história da MotoGP dos últimos vinte anos, os últimos tempos das voltas, etc.”, afirmou Al-Hamad.

Lusail continuará a sediar a MotoGP, juntamente com o contrato de longo prazo da Fórmula 1, enquanto o circuito também receberá o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) a partir de 2024.

“Estamos nos esforçando para encontrar mais e melhores oportunidades e melhores para o futuro”, disse Al-Hamad, referindo-se às recentes funções do Catar como sede da Copa do Mundo da FIFA.

“Vamos ter essa corrida da F1 no Catar nos próximos dez anos. Queríamos estender a experiência para a sustentabilidade, queremos ver os estudantes e jovens do Catar fazerem parte disso. Esperamos ver engenheiros e designers do Catar trabalhando com a F1, então essas atualizações, não são focadas apenas em ter a corrida ao longo dos dez anos”, encerrou Al-Hamad.

A etapa da F1 no Catar na temporada 2023, terá o formato com corrida sprint, e vai acontecer no final de semana de 06 a 08 de outubro.

Fonte: f1mania

Anteriores Pequim oferece novo caminho para modernização mundial, diz especialista
Próxima STF: 2ª turma invalida prova obtida em violação de direito ao silêncio