A decisão de punir Fernando Alonso no GP da Austrália de Fórmula 1, dividiu opiniões entre os pilotos do grid.
No final da corrida, Alonso tentou segurar George Russell, e diminuiu bastante a velocidade antes da curva 6, o que levou o britânico a um forte acidente na última volta.
Após análise de imagens e dados, os comissários da FIA entenderam que o espanhol reduziu a velocidade 100 metros antes do habitual nas voltas anteriores, aplicando uma penalização de 20 segundos que o rebaixou para a oitava colocação.
O espanhol discordou da punalidade, alegando que não se tratou de uma manobra perigosa, mas sim de uma tentativa de ‘maximizar a velocidade de saída para se defender do carro da Mercedes’.
Já Nico Hulkenberg, da Haas, defende a penalização. Para ele, Alonso escolheu a ‘curva errada’ para executar essa manobra. O alemão também questionou as reclamações de Alonso pelo rádio sobre problemas no acelerador, sugerindo que poderia ser uma tentativa de evitar a penalidade.
Sergio Perez, da Red Bull, concordou com a opinião do alemão, apesar de reconhecer que nunca teve problemas sérios nas disputas com Alonso. Charles Leclerc, da Ferrari, também acredita que Alonso passou do limite permitido.
No entanto, outros pilotos discordam. Valtteri Bottas, da Sauber, se declarou ‘bastante surpreso’ com a punição. O finlandês considera que a penalidade foi severa demais e que uma advertência ou bandeira preta e branca seria mais adequada.
O debate evidencia a linha tênue entre táticas de corrida e manobras perigosas na Fórmula 1, o que obviamente gera muitas discussões.
Fonte: f1mania