Esteban Ocon está cada vez mais confiante de que a mudança para a Haas em 2025 foi a escolha certa. O anúncio de uma nova parceria técnica entre Haas e Toyota reforçou ainda mais essa sensação.
No acordo, a montadora japonesa oferecerá suporte técnico, incluindo acesso ao túnel de vento em Colônia, o que deve proporcionar melhorias estratégicas para a equipe americana. Para Ocon a colaboração com a Toyota representa um importante passo à frente e uma oportunidade de crescimento em um time que vem demonstrando sinais de evolução.
Com 46 pontos acumulados até o momento e ocupando a sétima posição no campeonato, a Haas vive sua temporada mais forte desde 2018, o que foi um fator decisivo para Ocon. A sua decisão foi baseada em uma visão apresentada pelo chefe da Haas, Ayao Komatsu, que imaginava um futuro promissor para a equipe.
O piloto francês admitiu que, quando assinou o contrato, ainda não sabia da aliança com a Toyota, mas destacou que essa novidade reafirma a confiança que tem no projeto da equipe.
“Naquela época, Ayao me convenceu com o plano que ele tinha. Ele não falou especificamente sobre isso [Toyota], mas realmente me contou qual era o plano dele para levar a equipe a um novo nível e ajudar nas áreas que a equipe tem chance de melhorar”.
“Ele me convenceu naquela época, e isso reforça minha confiança nele para o futuro. Acho que são tempos empolgantes para a equipe que virão.”
Kevin Magnussen, que deixará a Haas ao fim da temporada, também expressou confiança no futuro da equipe com o suporte de uma montadora de grande porte. Embora ele acredite que o impacto da Toyota será mais perceptível em um horizonte de longo prazo, Magnussen destacou que essa parceria era um passo necessário para que a Haas pudesse competir com as equipes maiores.
“Acho que é algo a longo prazo, mas é muito positivo para a Haas e uma ótima forma de expandir as operações, um passo muito necessário”, ele disse.
“Acho que o que a Haas já alcançou nesses anos é bem impressionante. Se você conhece a operação e vê o quão pequena ela é, é impressionante o que conseguimos fazer”.
“Mas sempre houve uma sensação de que havia potencial para mais. Acho que esse é um bom passo para avançar nessa direção. Será interessante ver até onde eles vão.”
Fonte: f1mania