F1: Ocon fala sobre impactos na segurança e estratégias com proibição dos cobertores de pneus


Como parte dos esforços da Fórmula 1 para se tornar zero em emissão de carbono em 2030, uma das iniciativas é o abandono do uso dos cobertores de pneus, comumente vistos nos boxes e no grid, pouco antes da largada, para aquecer os pneus.

Isso significaria menos energia sendo usada, mas é seguro dizer que o apoio unânime dos pilotos a essa iniciativa, é algo que ainda não foi alcançado.

A temperatura dos cobertores de pneus já foi reduzida para 70°C nesta temporada, e estava definida para ser reduzida novamente em 2023 para 50°C, mas após queixas de vários pilotos, os planos mudaram e a temperatura vai permanecer em 70°C, mas com um tempo de uso reduzido de duas horas ao invés de três.

Isso veio depois que a Pirelli realizou um teste de seus pneus protótipos para 2023 em Austin, usando as temperaturas das mantas em 50°C , como originalmente planejado.

O piloto da Alpine, Esteban Ocon, falou sobre a situação e demonstrou preocupações, dizendo que sem cobertores de pneus, não apenas as opções de estratégia se perderiam, mas também a segurança dos pilotos ficaria em risco.

“Não está funcionando no momento”, disse Ocon à imprensa. “Testamos em Austin, que foi um final de semana bastante quente. É uma pista de alta energia e estávamos melhorando a cada volta, mas estávamos muito longe do ritmo, era como estar no gelo, por exemplo, nas duas primeiras curvas.”

“Acho que pode levar três ou quatro voltas para aquecer os pneus corretamente, e isso é bastante chato. E especialmente para segurança, como em Spa (Bélgica), onde normalmente está 10 ou 12 graus, não será seguro correr”, disse ele.

Ocon acredita que Pirelli tem a capacidade de chegar a um ponto em que seus compostos possam operar sem cobertores de pneus, mas reafirmou sua crença de que o caminho atual não está funcionando.

“Tenho certeza de que a Pirelli encontrará uma maneira de fazer isso funcionar se mantivermos os cobertores por enquanto, mas no momento não testamos algo que tenha funcionado.”

“E no próximo ano, ficaremos com 70 graus por duas horas. Então isso está funcionando, então tudo bem, isso será semelhante a este ano. Se continuarmos testando coisas que são tão escorregadias como no início da volta, tenho certeza de que a FIA voltará a como é este ano”, acrescentou.

A estratégia de pneus é um fator que pode desempenhar um papel crucial no resultado de uma corrida, seja a equipe que está tomando uma decisão correta ou errada, bem como os pit stops que podem ajudar ou fazer a estratégia desmoronar com uma parada demorada no box.

Parece provável que a retirada completa dos cobertores de pneus da Fórmula 1, ainda vai demorar um pouco para acontecer, pelo menos, deve demorar mais tempo do que o previsto inicialmente pela categoria.

 

 

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