F1: Número de pilotos no pódio em 2022 foi menor dos últimos três anos


Max Verstappen e Red Bull mostraram grande domínio na temporada 2022 da F1. Tanto é que nas 22 provas disputadas do calendário, o holandês, que colocou as mãos na taça, subiu nada menos que 17 vezes ao pódio.

De todas as aparições no top-3, nada menos do que 15 vezes foram com vitória. Inclusive, com o expressivo número, o bicampeão se tornou o novo recordista de piloto com mais triunfos em um só campeonato.

Acontece que com o grande desempenho de piloto e equipe, o número de competidores que subiu ao menos uma vez ao pódio foi o menor dos últimos três anos. Foram sete nomes diferentes nos degraus – além de Max, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, George Russell, Lewis Hamilton e Lando Norris.

Não chega também a ser uma surpresa que a dupla da Red Bull foi quem mais apareceu no pódio. Além de Verstappen ter sido líder absoluto, seu companheiro mexicano conseguiu 11 top-3 – duas foram vitórias.

Acontece que em 2021, nada menos que 12 pilotos conseguiram chegar ao pódio. Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Fernando Alonso e Esteban Ocon foram os nomes além dos citados anteriormente.

Já no campeonato de 2020, que foi afetado pela pandemia global e teve apenas 17 provas, o número foi ainda maior: 14. Sebastian Vettel, Lance Stroll e Alexander Albon engrossam a lista de pilotos no pódio.

Anteriores Metade dos reajustes negociados em novembro superou a inflação
Próxima Alesp comemora o Dia do Marinheiro em ato solene