F1: Nova regra da Qualificação Sprint impedirá participação de Norris e Tsunoda no Q3


Um novo formato para o fim de semana de sprint na Fórmula 1 tem preocupado alguns pilotos, pois eles podem ser impactados negativamente desde o início. As novas regras significam que dois pilotos podem não conseguir competir no Q3 no sábado.

Baku vai apresentar o novo formato completamente novo para o fim de semana de sprint. Ao contrário dos dois anos anteriores, em que a corrida de sprint determinou o grid de largada para o Grande Prêmio, os resultados agora não terão impacto na ordem de largada do Grande Prêmio. A corrida de sprint será uma corrida separada no mesmo fim de semana, e tanto a ordem de largada da corrida de sprint quanto a do Grande Prêmio serão decididas pela qualificação.

O formato de qualificação da corrida de sprint é diferente da sessão de qualificação “normal” que antecede o Grande Prêmio. A corrida de sprint tem um formato separado, conhecido como “shoot-out” ou, simplesmente, Qualificação Sprint. Nesse formato, cada sessão será mais curta, e cada piloto terá apenas um conjunto de pneus à sua disposição. Para o Q1 e Q2, é um conjunto de pneus médios, e para o Q3, é um conjunto de macios.

No entanto, a regra dos pneus é onde pode haver um problema potencial. As regras estipulam que cada piloto deve usar pneus novos e não utilizados em cada bloco de qualificação. No Q1 e Q2, cada piloto tem pelo menos três conjuntos de pneus médios não utilizados. No entanto, Yuki Tsunoda e Lando Norris terão problemas se chegarem ao Q3, pois não têm conjuntos novos de pneus macios restantes. De acordo com as regras, eles não poderiam participar da sessão final de qualificação. Não está claro como essa regra será aplicada rigorosamente, nem quais serão as consequências exatas de não participar. No entanto, as equipes parecem ter escolhido priorizar o Grande Prêmio em vez da corrida de sprint.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Pilotos da Aston Martin foram atrapalhados por mau funcionamento do DRS
Próxima GP do Azerbaijão 2023: acompanhe o ao vivo da Qualificação Sprint da F1 em Baku