F1: Norris revela objetivo da McLaren de tornar o carro “mais fácil de pilotar”


O piloto da McLaren, Lando Norris, acredita que o próximo passo de desenvolvimento da equipe é tornar o carro de Fórmula 1 “mais fácil de dirigir em diferentes condições” para evitar sempre estar “na corda bamba”. A temporada começou com a McLaren lutando para escapar das eliminações no Q1 devido a uma versão subdesenvolvida do seu MCL60. No entanto, a introdução de um carro revisado no Grande Prêmio da Áustria, em julho, transformou a McLaren em um competidor regular no pódio, deixando-a apenas 11 pontos atrás da Aston Martin.

No entanto, Norris revelou anteriormente que o carro atualizado de 2023 ainda não se adapta ao seu estilo de pilotagem, forçando-o a se adaptar para obter os resultados que alcançou. Antes do Grande Prêmio do Catar, onde a McLaren conquistou outro pódio duplo, Norris afirmou que tanto ele quanto seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, deram feedback semelhante à equipe. Eles destacaram que sempre precisam pilotar no limite para liberar o potencial do carro.

Norris disse: “Acho que, no momento, nosso próximo objetivo com nosso desenvolvimento é torná-lo um pouco mais rápido, mas também tornar o carro um pouco mais fácil de dirigir em diferentes condições, porque tanto os comentários de Oscar quanto os meus ainda são: você tem que dirigir um carro assim, está na corda bamba; se você não estiver acelerando a 100%, você é lento.”

Ele continuou: “Então, sinto que estamos fazendo um bom trabalho encontrando esse nível, mas é muito difícil assim que as condições mudam, nós vamos para um lado dessa corda e aí começamos a lutar um pouco mais. Encontrar essa consistência é nosso próximo objetivo e acho que tudo isso se encaixa.”

Norris reconhece que fazer o carro da McLaren ser mais fácil de pilotar será um desafio sem comprometer o desempenho. Ele disse: “Para onde estamos, para o que sinto que ainda queremos alcançar, para o que fizemos na temporada, antes de realmente focarmos nos detalhes menores, mesmo para o que temos, muitos deles são pequenos detalhes que fazem essa grande diferença.”

“Mas os pequenos detalhes em termos de tornar o piloto um pouco mais feliz em vez de apenas tornar o carro rápido. Mas, como eu disse outro dia, eu prefiro ter um carro rápido e difícil de pilotar do que vice-versa: um carro lento de pilotar e um carro agradável de pilotar.”

No entanto, ele está confiante de que a McLaren pode encontrar o equilíbrio certo entre desempenho e dirigibilidade. Norris explicou: “Mas acho que essa vontade de tornar o carro um pouco mais dirigível, um pouco mais equilibrado, acho que é quase a tarefa mais difícil de alcançar, porque é tão difícil fazer isso sem comprometer.”

“É uma coisa tão difícil de ter a frente forte aqui, mas então não ser muito forte para que você lute na saída, porque a traseira precisa estar melhor. E, você sabe, é mais como um ato de equilíbrio do que apenas adicionar coisas em todos os lugares. E o ato de equilíbrio é o que é muito difícil de alcançar, mas é difícil.”

Apesar dos desafios, Norris expressou sua confiança de que a McLaren pode alcançar o equilíbrio ideal. Ele concluiu: “Tenho confiança nisso? Eu diria que sim, diria que tenho mais confiança do que nunca de que a equipe pode investigar essas coisas que queremos como pilotos e realmente começar a avançar.”

“Nos últimos anos, eu diria, eu não tinha essa confiança…”

Fonte: f1mania

Anteriores Com recuo de alimentos, inflação acumulada é menor para os mais pobres
Próxima Confiança do empresário no terceiro trimestre supera o resultado dos meses anteriores