O ex-piloto Perry McCarthy, que fez carreira nas provas de longa duração, saiu em defesa da postura autocrítica de Lando Norris, destacando que o britânico da McLaren está certo ao reconhecer publicamente seus erros e dificuldades durante a temporada. O piloto costuma assumir a responsabilidade por seus deslizes, sendo muitas vezes criticado por sua sinceridade.
McCarthy compartilhou uma experiência pessoal que reforça sua opinião sobre a importância da transparência emocional no esporte. Ele relembrou uma conversa com um piloto que enfrentava dificuldades: “Há um bom tempo, eu estava conversando com um piloto cujas performances naquela temporada específica não estavam tão boas”, relatou McCarthy ao site RacingNews365. “Ele estava falando com um grupo de pessoas, e eu disse a ele: ‘Ok, você pareceu um pouco animado’.”
A resposta do piloto foi direta: “‘Você tem que enfrentar com coragem, não é? E dar uma animada nas coisas’.” Para McCarthy, essa abordagem soou muito artificial. “Eu discordo completamente disso. Realmente discordo. Achei bastante estúpido, para ser franco”, afirmou. “Existe uma honestidade necessária sobre seu próprio desempenho e sua própria situação.”

“Pessoalmente, me consumiria muito mais mentir e exagerar as coisas do que simplesmente virar e dizer: ‘Não fui bom o suficiente, cometi um erro, preciso melhorar, ou estas são as coisas em que preciso me concentrar’”, explicou ele. “Isso é simplesmente liberar o que está passando em sua mente com relação à sua própria autoavaliação. É apenas falar sobre o que está dentro de você. Não há realmente nada a esconder”, completou.
“Está lá para todos verem. Então, por que não simplesmente virar e dizer: ‘Não sou idiota. Isto foi o que fiz errado. Isto é o que preciso fazer melhor’? Não vejo isso como negativo”, concluiu. “Acho que, se as pessoas tentarem se aproveitar disso, podem tentar, mas acredito que estão interpretando mal essa abertura como fraqueza.”
Atualmente Norris é o vice-líder do campeonato de pilotos, 31 pontos atrás de seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri. A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP do Azerbaijão, em Baku, em 21 de setembro.
Fonte: f1mania