F1: Norris diz que não está na F1 para “continuar terminando em P7”, insatisfeito com “melhor do resto”


0001150036_hires_0oh43nk0gatc010jhr1j400nsw75

No ano passado, a McLaren conseguiu performances significativas, ficando diversas vezes no pódio, além de conseguir uma vitória – com dobradinha – em Monza, ainda que não disputasse vitória campeonato de construtores. No entanto, na temporada de 2022, com os novos regulamentos aerodinâmicos em vigor, as coisas mudaram um pouco, e o despenho da equipe britânica caiu. Lando Norris, que é o piloto destaque da equipe, disse que não quer ser classificado como “melhor do resto” para sempre e quer começar a ganhar.

Atualmente, Norris ocupa a sétima colocação no campeonato de pilotos, 22 pontos à frente de Esteban Ocon, da Alpine – concorrente direta da McLaren – mas possui uma diferença consideravelmente grande para os seis primeiros que estão à sua frente. Este ano, a Ferrari, Red Bull e Mercedes são as três principais forças do grid, então muitas vezes os outros pilotos acabam tendo que se contentar com rótulos como “melhor do resto”.

Entretanto, Lando já esteve em uma posição melhor em 2021, terminando o campeonato de pilotos em sexto lugar, mas admite que não quer terminar em lugares como este pelo resto da carreira. Em entrevista ao Independent, o britânico disse: “Estou satisfeito com isto [ser sétimo], mas dentro do quadro geral estou feliz? Não, eu quero ganhar corridas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

“Não estou aqui para continuar terminando em P7.”

Na alta da McLaren do ano passado, ele terminou a temporada com 160 pontos, mas esse não parece ser o caso este ano, já que com seis corridas restantes ele tem apenas 72 pontos. Em 2020, com 17 corridas realizadas (número que chegará a ser concluído em Singapura), ele possuía 97 pontos, mas a menos que ele chegue em P5 na corrida em Marina Bay, ele ficara aquém deste resultado.

Norris ainda enfatizou a diferença de desempenho do carro do ano passado para o de 2022. Com o carro de 2021 ele foi capaz de marcar quatro pódios, enquanto este ano ele tem apenas 1.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“No ano passado fomos mais recompensados quando fizemos um bom trabalho. Em Ímola e Monza conseguimos pódios. Este ano fazemos um bom trabalho e conseguimos P8 ou P9 – essa parte é difícil.

“Você só precisa redefinir quais são seus alvos. É difícil quando você quer estar mais à frente. Mas você precisa definir mini-alvos e tratá-los mais como mini-vitórias.”

Quando se trata da nova geração de pilotos como Max Verstappen, Charles Leclerc e George Russell, Norris geralmente está encaixado neste grupo. No entanto, ele ainda é dois anos mais novo do que esses outros três. No grid atual, apenas Yuki Tsunoda é mais novo do que o britânico da McLaren, então certamente tempo é o que não falta para Lando.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

Depois de terminar o ano passado em P6, ele começou 2022 com um contrato novinho que o liga à equipe de Woking até o final de 2025. Com apenas 22 anos, Norris possui um contrato milionário – 80 milhões de Libras. Ainda assim, vendo seus colegas – e rivais – terminarem constantemente no Top 3, ele certamente deve se perguntar se estará na mesma situação em dois anos.

Com as mudanças de regulamentos, uma mudança na hierarquia das equipes aconteceu. Enquanto a Ferrari, por exemplo, teve muito a ganhar, outras como a Mercedes e a própria McLaren sofreram uma queda. Por enquanto, não há nenhuma indicação de que o britânico trocaria de equipe, ainda mais considerando seu atual contrato, mas se passar mais uma temporada sendo “melhor do resto” não for suficiente ele provavelmente começará a questionar em que outra equipe ele poderia ser o “melhor dos melhores”.

Anteriores Exército de Israel diz que expulsou Hezbollah da Síria
Próxima Médicos removem gaze que ficou mais de 20 anos em corpo de paciente