F1: ‘Niki Lauda aprovaria copiar designs de carros mais rápidos’, diz Wolff


O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, acredita que o tricampeão de Fórmula 1 e ex-presidente não executivo da Mercedes, Niki Lauda aprovaria olhar para as abordagens de outras equipes para o design de carros e replicá-las, achando que ele diria: ‘Podemos fazer isso muito melhor do que os outros, então por que não continuamos com isso?’

A Mercedes deve fazer mudanças substanciais no W14 para as próximas corridas, depois que a equipe não atendeu às suas próprias expectativas no início da temporada no Bahrein e nem nos treinos na Arábia Saudita.

Eles não apenas estavam atrás do ritmo dominante da Red Bull, mas também ficaram atrás da Ferrari e da Aston Martin em termos de ritmo de corrida, com Lewis Hamilton e George Russell terminando em quinto e sétimo, respectivamente.

Conversas já ocorreram internamente na equipe sobre como proceder, em relação ao conceito único de ‘zero-pod’, que deve ser descartado em breve.

Wolff admitiu que a equipe estava errada sobre o conceito de seu carro atual, e fez referência a Lauda, que faleceu em 2019, sobre como ele abordaria os problemas atuais da Mercedes, e disse que sabe exatamente quais seriam as palavras do austríaco nessa situação.

“Sinto muito a falta dele, mas principalmente como amigo”, disse Wolff à Sky Sports F1 ao falar sobre Lauda. “Estamos todos sentindo falta dele como presidente (não-executivo) também.”

“Para o Niki teria sido muito simples, porque a simplicidade é o que te leva à melhor decisão e sei exatamente o que ele teria dito. ‘Nosso carro parece muito diferente, vamos torná-lo igual aos outros e otimizá-lo. Temos uma ótima equipe, temos ótima tecnologia e infraestrutura, podemos fazer isso muito melhor do que os outros, então por que não continuamos com isso?’, acho que é o que ele diria”, afirmou Wolff.

“As coisas são sempre muito simples. Você sempre pode cortar todas as bobagens e, no final, as decisões simples da vida, que muitas vezes são decisões instintivas somadas a dados que as sustentam, e é assim que Niki trabalhava. Não complique demais as coisas, faça o básico direito”, acrescentou.

Depois da decepção com o W14 no Bahrein, a Mercedes afirmou que a equipe já está procurando maneiras de tornar o W14 mais rápido, com a confirmação de que o carro terá ‘mudanças visíveis’ nas próximas corridas.

Algumas pequenas atualizações foram levadas para a Arábia Saudita, embora mudanças mais radicais já estejam em desenvolvimento na base da Mercedes em Brackley.

Quando perguntado se a equipe iria ou não produzir um W14 de especificação B, o chefe da equipe confirmou o prazo em que os ajustes maiores no carro serão aplicados.

“A questão é o que você quer dizer com um carro Plano B?”, disse Wolff. “Acho que o carro vai parecer muito diferente em cinco, seis ou sete corridas com base nas decisões que tomamos e na direção de desenvolvimento em que embarcamos agora”, finalizou o chefe da Mercedes.

Fonte: f1mania

Anteriores Mídia: desconfiado, Biden impõe condições para Lula falar de plano de paz para conflito ucraniano
Próxima Pentágono sugeriu retomar programas de inteligência na Ucrânia, segundo Washington Post