O projetista-chefe e diretor da Red Bull, Adrian Newey, destacou um risco potencial das mudanças nos regulamentos da unidade de potência da Fórmula 1, que entrarão em vigor em 2026.
A categoria vai introduzir mudanças nas especificações da unidade de potência, que darão maior ênfase à sustentabilidade, e incentivou mais fabricantes a aderir ao esporte.
Embora as unidades de potência mantenham sua configuração central de um motor de combustão interna V6 de 1,6 litros, haverá uma maior saída elétrica da Unidade Geradora de Motor Cinético. A Unidade Geradora de Motor Térmico será removida, e serão usados combustíveis totalmente sustentáveis.
As mudanças levaram a Audi e a Ford a ingressar na categoria, com a última se unindo à Red Bull, e isso também encorajou a Honda a reverter sua decisão de se afastar da F1.
Depois do anúncio dos novos regulamentos, o guru do design da F1, Newey, havia alertado anteriormente que a geração 2026 dos carros da Fórmula 1 poderia ser ‘muito mais lenta’, que os carros atuais.
Agora, Newey também compartilhou seus temores de que haverá mudanças suficientes nas unidades de potência, para criar grandes diferenças de desempenho entre os fornecedores, o que pode ter um grande impacto nas corridas da Fórmula 1.
“Quando os regulamentos híbridos chegaram pela primeira vez em 2014, havia grandes diferenças. A Mercedes fez um trabalho fantástico com sua unidade de potência e outros estavam variando de níveis atrás”, disse Newey à Sky Sports F1.
“Agora está bem mais próximo, então eu diria que há talvez dois ou três por cento na diferença de potência, que é de 0,2 a 0,3 s de diferença, o que quando o grid está tão apertado, ainda é um número grande. Mas não é como aquele segundo quando os regulamentos chegaram.”
“O grande risco agora, é que em outra mudança na unidade de potência em 2026, pode haver uma diferença por um tempo novamente. Se houver uma grande diferença entre as unidades de potência, leva tempo para os fabricantes entenderem e diminuírem isso, enquanto o pessoal do chassi pode ter um tempo de reação mais rápido”, finalizou Newey.
Fonte: f1mania