F1: Newey diz que a Red Bull passou mais tempo do que devia desenvolvendo o RB16B em 2021


O diretor-técnico e projetista chefe da Red Bull, Adrian Newey, conversou com o Motorsport.com, e afirmou que a equipe teve menos tempo do que o habitual para desenvolver o RB18 para a temporada 2022.

A temporada 2022 marcou a primeira sob os novos regulamentos da F1, então as equipes tiveram que trabalhar duro no intervalo entre as temporadas 2021 e 2022, para construir um carro competitivo. O que não ajudou a Red Bull foi que o título de 2021 não foi garantido até o último GP da temporada em Abu Dhabi, e por isso o pessoal de Newey continuou a desenvolver o RB16B por muito tempo, deixando menos tempo para a preparação focada em 2022.

“Tivemos um período de desenvolvimento bastante curto para 2022, principalmente porque continuamos a desenvolver o carro do ano passado na disputa pelo campeonato, possivelmente um pouco mais do que deveríamos ter feito. Isso nos deu muito o que fazer durante o intervalo entre as temporadas. O que tentamos focar, foi em obter os fundamentos do carro do ano passado, para o carro deste ano, e depois esperávamos que isso nos desse o potencial de desenvolvimento para aperfeiçoá-lo”, disse Newey.

A Ferrari, por outro lado, desistiu na temporada 2021 já nas férias do meio do ano, e colocou todos os seus recursos no desenvolvimento de um carro rápido para 2022. Isso torna o desempenho da Red Bull este ano ainda mais impressionante. Nos testes de pré-temporada, segundo Newey, a Ferrari foi apenas um pouco mais rápida, mas graças a uma atualização introduzida logo na primeira corrida do ano no Bahrein, a Red Bull encontrou algum tempo e logo mais ao longo da temporada, ficou muito à frente da Ferrari.

Newey, enquanto isso, está ocupado desenvolvendo a RB19. Como os regulamentos mudam muito pouco para o próximo ano, o carro 2023 será uma evolução do RB18. Espera-se que a Red Bull apresente o novo carro em meados de fevereiro.

 

 

Anteriores F1: Ex-engenheiro da McLaren fala sobre ambiente ruim entre Alonso e Hamilton em 2007
Próxima Horner: “A Ferrari acabou de demitir a maior parte da sua equipe”