Na temporada de 2021, a Red Bull chegou viva para a disputa do campeonato de pilotos na última etapa, com Max Verstappen levando a melhor. Em 2022, o holandês teve um início complicado, sofrendo dois abandonos nas primeiras três corridas.
Os problemas do time austríaco se concentravam na falta de confiabilidade do RB18 e o excesso de peso. Contudo, a equipe conseguiu dar a volta por cima e encerrar o ano de forma dominante.
“Acho que no ano passado tivemos uma decisão difícil de tomar em termos de como julgamos o desafio de enfrentar o campeonato de pilotos e de construtores, onde claramente tínhamos um bom carro, e focar na pesquisa para o carro deste ano, com o grande conjunto dos novos regulamentos”, pontuou Newey durante a premiação do Autosport.
“Foi um malabarismo difícil, possivelmente colocou muito trabalho no ano passado. Acho que fizemos um trabalho decente em termos de tempo que investimos no carro deste ano, acertamos os fundamentos e conseguimos um carro [competitivo].”
“Na verdade, a Ferrari estava na pré-temporada provavelmente um pouco mais rápida. Tivemos uma atualização muito boa e eficaz na primeira corrida. Isso fez com que estivéssemos muito próximos, foi realmente uma batalha acirrada no início. Acho que a Ferrari levou a melhor em algumas corridas, nós em outras”, destacou.
“Nós meio que aprendemos com isso, fizemos um carro completo para a segunda metade da temporada para garantir que pudéssemos ser competitivos”, concluiu o projetista da Red Bull.