F1: Newey acha que a Ferrari desisitiu do título no GP de Singapura


O diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, acredita que a Ferrari mudou seu foco para a temporada 2023, desde o GP de Singapura.

Tendo sido a favorita no início do ano, com duas vitórias nas três primeiras corridas, a Ferrari caiu de forma drástica de desempenho, a ponto dos títulos de Max Verstappen e Red Bull, ficarem parecendo apenas questão de tempo, o que de fato se comprovou.

Esses títulos acabariam sendo confirmados no GP do Japão e no GP dos EUA, respectivamente, mas Newey acredita que a Scuderia já considerava ‘o jogo’ como encerrado a mais tempo.

O GP de Singapura foi a 17ª corrida da temporada e Verstappen chegou a essa prova com 116 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc, enquanto a Red Bull estava 139 pontos à frente da Ferrari.

Questionado se ele conseguiu trabalhar no carro de 2023 mais cedo este ano do que em 2021, Newey comentou que acreditava que a Ferrari também teria mudado o foco antes de terminar matematicamente os campeonatos.

“Acho que a Ferrari provavelmente fez isso. A Mercedes ainda estava tentando entender o carro. Como os regulamentos são relativamente estáveis para o próximo ano, o que você continua aprendendo ao longo do ano ainda é aplicável na temporada seguinte”, disse ele.

Newey é conhecido como um dos maiores projetistas de todos os tempos na Fórmula 1, mas enfrenta um novo desafio para 2023 com a Red Bull perdendo 10% do tempo no túnel de vento, como parte de sua penalidade por ter violado o limite de orçamento em 2021.

O projetista-chefe não tem certeza de quanto o tempo reduzido irá afetar seu carro de 2023. “Não ajuda, claro. É muito difícil saber exatamente quanto efeito isso vai ter.”

“Já teremos uma pequena redução no tempo, por vencer o título de construtores e, em seguida, tivemos essa penalidade adicional por causa do teto orçamentário. Então, como isso vai nos afetar, é difícil saber, mas temos que fazer o melhor trabalho que pudermos”, finalizou.

 

 

Anteriores Vídeo: Matías Rossi da Full Time Sports, decisão da Stock Car e iCarros no Momento Velocidade com Rodrigo França
Próxima Crown Racing e TMG Racing unem forças para temporada 2023 da Stock Car