Os pilotos da Fórmula 1 estão se mobilizando contra as novas diretrizes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que visam coibir o uso de palavrões durante as corridas. O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, tem expressado publicamente seu desejo de eliminar palavrões do esporte, chegando a sugerir a interrupção da transmissão de mensagens de rádio das equipes, mesmo com a censura dos palavrões.
Novas instruções da FIA detalham as penalidades que podem ser aplicadas aos pilotos que violarem as regras, incluindo deduções de pontos e até mesmo suspensão de corridas, o que gerou grande descontentamento entre os pilotos.
Em declarações à imprensa, o piloto da Williams, Alex Albon, afirmou que os pilotos têm discutido entre eles essa situação: “Definitivamente, houve conversas sobre isso. Ainda estamos discutindo como queremos expressar o que pensamos sobre o assunto. É uma questão delicada. Achamos que está certo? Claro que não. Não acho que devamos ser tão monetizados em todos os aspectos do que fazemos. É um esporte de pura adrenalina. Também não acho que nós andarmos por aí com microfones o tempo todo seja certo”, afirmou Albon.
No ano passado, os pilotos da F1 divulgaram um comunicado público por meio da Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), no qual levantaram uma série de preocupações em relação ao presidente da FIA, demonstrando que a insatisfação com a gestão da entidade é crescente.
Fonte: f1mania