Nico Rosberg revelou um novo detalhe curioso sobre a negociação entre Lewis Hamilton e Ferrari, que foi revelada no início de 2024 e se concretizou com a ida do heptacampeão para a escuderia este ano. Além de atrativos como salário e estabilidade contratual, o time de Maranello ofereceu algo que chamou a atenção do britânico: um número menor de compromissos com patrocinadores.
Em entrevista ao podcast The F1 Show, da Sky Sports, Rosberg comentou sobre a carga de eventos promocionais que os pilotos enfrentam e como isso pode influenciar decisões de carreira. “Não tenho permissão para dizer que é doloroso para nós [pilotos]”, disse Rosberg. “Porque todos que estão assistindo vão dizer: ‘Cala a boca. Você ganha tanto dinheiro, tudo que você tem que fazer é ir a um evento de patrocinador, apertar algumas mãos, tirar algumas fotos, e eu estou dizendo que é doloroso’, mas é realmente doloroso.”

Segundo o alemão, pilotos da Fórmula 1 podem passar até dois meses por temporada dedicados a ações de marketing e relações públicas, algo que teria pesado na decisão de Hamilton. “Essa foi uma das razões para a mudança de Lewis para a Ferrari”, afirmou Rosberg. “Porque a Ferrari não usa seus pilotos em dias de patrocinadores. Eles têm uma marca tão forte que não precisam oferecer aos seus patrocinadores muito tempo com os pilotos.”
Rosberg revelou ainda que, durante a passagem de Sebastian Vettel pela escuderia italiana, o tetracampeão teve apenas 10 dias de compromissos com patrocinadores por ano. “E isso realmente, especialmente no crepúsculo da carreira, é algo que você valoriza enormemente, e isso também fez parte da razão de Lewis ir para a Ferrari. Fez parte da tomada de decisão”, concluiu Rosberg.
Hamilton assinou um contrato estimado em US$ 446 milhões, valor que inclui não apenas seu salário como piloto, mas também apoio à sua organização filantrópica, a Mission44. Além da remuneração, o piloto buscava um vínculo mais estável do que o oferecido pela Mercedes em 2023, que era um contrato do tipo 1+1 (um ano garantido com opção de renovação).
Fonte: f1mania