O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, compartilhou suas expectativas e estratégias para o próximo Grande Prêmio de São Paulo, que acontece nesta semana no icônico circuito de Interlagos. Em meio a uma temporada de altos e baixos, Wolff comentou o desempenho recente da equipe e a importância do aprendizado em cada corrida, mirando resultados promissores para o próximo ano.
Toto Wolff foi direto ao abordar as dificuldades encontradas nas últimas provas. “As últimas duas corridas em Austin e na Cidade do México não foram as nossas melhores, então estamos visando um final de semana mais tranquilo em Interlagos,” comentou o chefe da equipe. O W15, carro atual da Mercedes, passou por testes e ajustes que, segundo Wolff, têm proporcionado aprendizados valiosos, especialmente com foco em 2025.
“Apesar dos desafios nos EUA e no México, conseguimos avançar no aprendizado com o W15. Dada a nossa posição no campeonato, pudemos testar coisas sem grande penalidade,” explicou Wolff. A Mercedes é a quarta colocada nos construtores, muito longe da Red Bull, terceira colocada, e também da Aston Martin, quinta colocada. Esse posicionamento na tabela permite à equipe focar em experimentar novas abordagens, utilizando cada sessão como uma oportunidade de desenvolvimento para a próxima temporada. Embora a equipe continue a buscar maximizar seus resultados em cada fim de semana, esse processo de experimentação e aprimoramento se tornou essencial para garantir um desempenho mais competitivo no futuro. “Vamos continuar com essa abordagem neste fim de semana no Brasil”, acrescentou Wolff.
Interlagos: Um desafio técnico e uma pista icônica para pilotos
Com a chegada a Interlagos, Wolff destacou as particularidades do traçado brasileiro e o entusiasmo de correr em um circuito que é adorado pelos pilotos. “Interlagos é uma verdadeira pista de piloto, com muita ondulação e uma combinação desafiadora de curvas de baixa, média e alta velocidade.” Essas características não apenas testam a habilidade dos pilotos, mas também a capacidade das equipes de configurar o carro de maneira ideal em um fim de semana com formato Sprint, em que as sessões de treinos são reduzidas.
Com a qualificação para a Sprint já na sexta-feira e a corrida Sprint no sábado, a equipe precisa acertar a configuração desde o primeiro treino. “Dado que este é o penúltimo formato Sprint do ano, teremos que executar de forma eficaz desde a primeira sessão para colocar o carro em uma boa janela,” ressaltou Wolff. Esse formato exige precisão na execução, pois há menos tempo para ajustes e a configuração inicial tende a impactar significativamente a performance ao longo do fim de semana.
Concorrência de Ferrari, McLaren e Red Bull
A Mercedes teve dificuldades nas últimas duas corridas, Austin e Cidade do México, em se manter próxima das rivais Red Bull, McLaren e Mercedes. Toto sabe das dificuldades: “Sabemos que será difícil desafiar as Ferraris e as McLarens, que parecem fortes nas últimas corridas,” deixando claro que a luta pela superioridade no pelotão intermediário está acirrada. Ainda assim, o chefe da equipe Mercedes não descarta a possibilidade de um bom resultado: “Continuaremos trabalhando arduamente para isso e veremos onde nossa performance relativa se encontra ao longo do fim de semana.”
Fonte: f1mania