Diretor técnico detalha correria nos boxes e ajustes no grid antes da prova
A Mercedes recebeu uma multa de €10.000 (R$74.140) no Grande Prêmio de São Paulo, no Brasil, após infringir regulamentos relacionados à pressão dos pneus de seus carros no grid. Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da equipe, explicou os eventos que levaram à irregularidade, destacando a falta de tempo e desafios logísticos em Interlagos.
O caos antes da largada
O início da corrida em Interlagos foi marcado por confusão, após Lance Stroll, da Aston Martin, sair da pista durante a volta de formação, causando um atraso de 30 minutos. Com a proximidade da nova largada, a equipe Mercedes precisou ajustar os pneus de George Russell e Lewis Hamilton às pressas, o que levou à violação de normas da FIA.
“Quando recebemos a mensagem para o reinício, já estávamos no intervalo de 10 minutos para a largada. Os pneus precisam estar montados no carro a cinco minutos do início, então tivemos pouquíssimo tempo para levar os pneus até os carros, instalá-los e realizar as verificações com a FIA. Isso simplesmente não coube no tempo disponível”, explicou Shovlin.
Shovlin também apontou que a configuração dos boxes em Interlagos dificultou ainda mais a operação.
“O conjunto de pneus que escolhemos estava em carrinhos para transporte e ainda não havia sido ajustado para as pressões corretas de corrida. Os engenheiros estavam solicitando diferentes pressões enquanto os técnicos de pneus corriam para fazer os ajustes necessários. Quando os pneus chegaram aos carros, já estávamos no limite de tempo e precisávamos montá-los imediatamente.”
Procedimento violado
O problema principal, segundo Shovlin, foi que o procedimento de verificação pela FIA não pôde ser concluído antes da instalação dos pneus nos carros.
“[A FIA] Estava satisfeita de que os pneus estavam com a pressão correta, mas o problema foi que o fiscal não estava presente supervisionando o ajuste das pressões antes da montagem. Isso levou ao encaminhamento do caso aos comissários”, explicou.
Apesar da irregularidade, a FIA confirmou que não houve vantagem esportiva por parte da Mercedes, motivo pelo qual a equipe recebeu apenas uma multa financeira de €5000 por carro, totalizando €10.000, algo em torno de R$74.140.
Multa aceita
Os comissários consideraram que a abertura tardia do acesso ao grid dificultou o cumprimento das normas por parte das equipes.
“Normalmente, uma infração dessa natureza durante uma sessão competitiva acarretaria uma penalidade esportiva, mas isso não é apropriado neste caso”, afirmaram os comissários em seu veredito.
Shovlin aceitou a punição e reforçou que a equipe não teve qualquer benefício esportivo com o incidente.
“[A FIA] reconheceu que não houve ganho esportivo e que estávamos cumprindo todos os regulamentos relacionados às pressões dos pneus”, concluiu o diretor técnico.
Fonte: f1mania