F1: Mercedes explica estratégia de iniciar prova em Jeddah com pneus duros no carro de Hamilton


Lewis Hamilton foi para uma estratégia diferente no GP da Arábia Saudita. O heptacampeão iniciou a prova fazendo uso do pneu duro, enquanto a maioria do grid, incluindo seu companheiro de equipe, utilizava o composto médio. 

“Dado a posição de largada de Lewis [P7], pensamos que poderíamos obter um ganho potencial ao colocar o pneu duro”, informou Mike Elliott, diretor técnico da Mercedes, em um vídeo analisando a prova.  

“Se pegássemos o safety car no momento certo, um safety car que fosse acionado logo após os pilotos com pneus médios irem aos boxes, isso realmente daria uma vantagem a Lewis, porque ele poderia ter um tempo de pit stop muito menor se ele parasse com um carro de segurança.”

“E como você pode ver com Leclerc [que iniciou com pneus macios], teve que ir para os boxes mais cedo e ir para os boxes antes do safety car fez com que ele tivesse o tempo de parada total, enquanto todos aqueles que ficaram na pista com os pneus mais duros tiveram a vantagem de poder parar sob o safety car.”

“Sentimos que era uma aposta estratégica que valia a pena”, explicou Elliott. O diretor técnico também esclareceu sobre o fato da Mercedes não intervir na disputa entre Hamilton e Russell após ambos pararem nos boxes durante o safety car, com Russell fazendo uso do composto duro e Hamilton do médio. O heptacampeão não conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe, concluindo a etapa em quinto. 

“Antes de tudo, você deve ter em mente que o safety car foi muito cedo [volta 18], então seria um stint final muito longo [até a volta 50]”, afirmou Mike. “Embora Lewis tenha saído com o pneu mais rápido teoricamente, o médio, no final do stint o pneu duro seria um pneu muito mais rápido.”

“Portanto, embora Lewis pudesse pressionar George inicialmente, ele não seria capaz de fazer isso no final do stint. Também não havia nenhuma informação clara sobre qual pneu era o mais rápido ou mais lento, se você olhar para o stint completo.”

“Sempre deixamos nossos pilotos correrem, é assim que operamos como equipe e não pensamos que estaríamos em uma posição em que favorecer um piloto em detrimento do outro nos colocaria em uma posição melhor no campeonato. Então, nós apenas os deixamos correr”, finalizou Elliott. 

 

Fonte: f1mania

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