O W13 sofreu com problemas aerodinâmicos causados pelo novo regulamento técnico da categoria. Além disso, a Mercedes enfrentou dificuldades com a unidade de potência por conta da baixa velocidade.
No começo da temporada de 2022 foi aplicado um congelamento nos motores que permanece até 2025, o que significa que nenhuma modificação de hardware pode ser realizada. A equipe alemã esperava por um motor forte, o que de fato eles conseguiram, mas a unidade de potência não era rápida o suficiente.
“Quando fomos para a pista, houve alguma decepção e também vimos coisas que definitivamente podíamos reparar, mas sabíamos que não podíamos fazer isso no hardware. Na verdade, essa tem sido nossa maneira de desenvolver o carro nos últimos anos” comentou Hywel Thomas, diretor da divisão de powertrain.
O desafio da equipe era gigantesco, mas o time conseguiu dar mais potência ao motor sem fazer alterações no hardware. “Esse se tornou o desafio da temporada; estávamos procurando uma maneira de melhorar o motor enquanto o hardware estava congelado”, destacou Thomas em vídeo publicado pela Mercedes.
A resposta foi encontrar equilíbrio entre o chassi e o motor. “Você não pode mais desenvolver esses dois aspectos separadamente. Você tem que alinhar a unidade de potência ainda mais com o chassi agora”, explicou Hywel.