F1: Mercedes entra em lista não muito desejada na categoria


A temporada 2023 da Fórmula 1 foi marcada por altos e baixos para a Mercedes. Embora não tenha conquistado nenhuma vitória, a consistência da equipe ao longo do ano garantiu um segundo lugar no Campeonato de Construtores, colocando seu nome em uma lista peculiar na história da categoria.

Desde 2011, a equipe de Brackley havia dominado a F1, acumulando títulos consecutivos com Lewis Hamilton (seis) e Nico Rosberg (um). Mas com a chegada dos novos regulamentos técnicos em 2022, a Mercedes teve dificuldades para se adaptar, e apesar de ter vencido o GP de São Paulo com George Russell no ano passado, não conseguiu repetir esse feito em 2023.

Mesmo sem vitórias, a Mercedes superou a Ferrari na briga pelo vice-campeonato, tornando-se apenas a terceira equipe na história da F1 a alcançar o segundo lugar sem conquistar nenhuma vitórua em um GP.

A lista abaixo detalha mais sobre o assunto de equipes em P2 na classificação final, mas sem nenhuma vitória durante o ano:

-2004: BAR Honda. Com 11 pódios conquistados por Jenson Button e Takuma Sato, a BAR Honda garantiu o vice-campeonato, sendo Button uma peça fundamental para o futuro sucesso da equipe, já que em 2009 ele seria campeão na F1 com a Brawn GP (ex-BAR Honda).
-2007: BMW-Sauber. Apesar de figurar em terceiro na classificação final, a BMW-Sauber alcançou o P2 com a desclassificação da McLaren devido ao escândalo ‘Spygate’. A equipe conquistou dois pódios com Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica como companheiro de equipe.
-2023: Mercedes. O segundo lugar sem nenhuma vitória da Mercedes também marca um capítulo único na história da equipe e demonstra sua resiliência diante das adversidades.

Para 2024 a Mercedes já demosntrou um otimismo maior, tanto do chefe da equipe, Toto Wolff, quanto dos pilotos do time, Lewis Hamilton e George Russell. Agora resta ver se esse otimismo vai realmente se transoformar em bons resultados nas pistas na próxima temporada.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Ferrari já definiu data de apresentação do seu novo carro para 2024
Próxima F1: Mercedes aposta em nova filosofa para 2024, mas reconhece as dificuldades