A Mercedes revelou sua abordagem estratégica para o desenvolvimento do carro de 2025, com foco em manter a competitividade atual sem comprometer a preparação para o novo regulamento técnico da Fórmula 1, que entra em vigor em 2026.
Em 2025, a Mercedes iniciou a temporada de forma promissora, com George Russell alcançando três pódios nas quatro primeiras etapas, e o W16 se mostrando uma plataforma mais estável em relação ao carro do ano anterior. Apesar disso, os engenheiros de Brackley sabem que o tempo é limitado.
James Allison, diretor técnico da equipe, explicou que o planejamento do desenvolvimento leva em conta a radical mudança de regulamento prevista para 2026. “Qualquer equipe com um pouco de bom senso, já está direcionando parte importante de seus esforços para o futuro, porque o regulamento de 2026 muda completamente em relação ao atual”, afirmou.
Allison destacou que ainda há 21 corridas restantes com os carros da geração atual, o que exige equilíbrio entre investir no presente e preparar o futuro: “Estamos tentando implementar o máximo possível de atualizações nesse primeiro terço do ano. Talvez haja mais algumas depois disso, mas muito do esforço já está voltado para o que vem adiante.”
Mesmo com o foco crescente no carro de 2026, a Mercedes ainda trará atualizações para o W16 ao longo deste ano. O primeiro grande pacote está previsto para o GP da Emília-Romanha, em Ímola, na sétima etapa da atual temporada. Até lá, ajustes menores seguirão sendo introduzidos.
“Estamos certamente planejando trazer um pacote razoável para Ímola”, disse Allison. “Mas também há coisas para os próximos finais de semana. Nada tão chamativo quanto um novo assoalho, mas elementos que queremos entender como funcionam”, concluiu.
Mesmo sem alterações profundas na geometria do carro, o britânico acredita que há margem para ganhos de desempenho por meio de pequenos ajustes, o que pode ajudar a equipe a seguir como principal adversária da McLaren nas pistas.
🎥 Vídeos mais recente
Fonte: f1mania