A Mercedes avaliou de forma positiva a sexta-feira de treinos livres para o GP da Holanda de Fórmula 1, apesar das condições climáticas instáveis em Zandvoort. George Russell destacou o bom desempenho em ritmo de corrida, enquanto Kimi Antonelli lamentou o tempo perdido no primeiro treino, após um erro que o tirou da sessão.
Russell reconheceu os desafios do dia: “É bom estar de volta depois de algumas semanas de pausa. Foi um dia positivo, me senti bem na pista, mas as condições estavam complicadas, com muito vento e rajadas fortes. Isso pegou alguns pilotos de surpresa e torna o trabalho mais difícil em várias curvas aqui. Em termos de volta rápida, não estávamos tão próximos da frente quanto gostaríamos, mas nosso ritmo em ‘long runs’ foi encorajador. Se isso se confirmar no restante do final de semana, pode ser muito bom para nós”, disse ele.
Antonelli, por sua vez, teve um início acidentado: “Fiquei decepcionado por começar o fim de semana com minha sessão interrompida no TL1. Estava forçando para gerar temperatura nos pneus, mas travei as rodas e fiquei preso na brita na curva 9. Isso custou bastante tempo de pista e aprendizado. No TL2, as coisas foram melhores. Trabalhamos em voltas rápidas com pneus macios e consegui ganhar confiança, embora ainda tenha cometido alguns erros. Vamos trabalhar duro durante a noite e voltar mais fortes amanhã”, acrescentou.

O diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, avaliou o desempenho da equipe: “Com o clima mudando constantemente, os programas foram mais variados do que o normal. Isso torna mais difícil avaliar exatamente onde estamos. George teve dificuldades com pouco combustível no primeiro treino, mas melhorou bem no segundo. Os ‘long runs’ dele foram consistentes e isso é positivo, embora precisemos de mais ritmo para lutar pela vitória. Kimi teve um contratempo no TL1 e depois não conseguiu uma volta limpa com os pneus macios no TL2 por conta das bandeiras vermelhas e Safety Car Virtual. A sessão de classificação será apertada, mas não há motivo para pensar que não possamos brigar por um pódio no domingo”, encerrou Shovlin.
Com um circuito curto e competitivo como Zandvoort, a expectativa da equipe é de uma sessão de classificação acirrada no sábado, mas com boas perspectivas para a corrida no domingo.
Fonte: f1mania