F1: Mekies confirma que Ferrari optou por arriscar com a estratégia na qualificação


Com a chuva ameaçando cair no circuito de Interlagos no final da qualificação na sexta-feira, a Ferrari dividiu as estratégias de seus pilotos para o Q3.

Enquanto para Carlos Sainz foram colocado pneus slick macios, Charles Leclerc recebeu um conjunto de intermediários. Quando o monegasco alinhou no pit lane para ir para a pista, perguntou à Ferrari: “Sou o único com intermediários?”. A resposta foi: “Sim”.

Como podia ser imaginado, Leclerc ficou muito mais lento do que todos os outros pilotos na pista com pneus slick, mas em vez de parar no box para trocar depois de uma volta, continuou na pista para tentar marcar um tempo de volta, mesmo com aqueles pneus.

Ele terminou se qualificando em P10, sendo o mais lento no Q3, pois quando acabou trocando para os pneus slick, uma bandeira vermelha foi acionada devido a rodada de George Russell, que ficou com seu Mercedes ‘preso’ na caixa de brita.

“Leclerc foi sarcástico no rádio da equipe: “Lindo, fodidamente lindo”, disse ele. O monegasco falou com a Sky Sports: “Estávamos esperando uma chuva que nunca veio. Vou falar com a equipe e tentar entender o que podemos fazer melhor nessas condições. Mas estou extremamente desapontado. O ritmo estava lá, mas agora tanto faz”, afirmou.

O diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, falou sobre o assunto: “É o tipo de qualificação em que você precisa tomar muitas decisões”, disse Mekies. “Algumas funcionam mais, outras menos.”

“No geral, é um pouco frustrante porque colocamos os dois carros no Q3 e fomos confrontados com uma escolha difícil. Por um lado, você tem uma pista seca e há uma ‘regra de ouro’ que diz que você deve ir para a pista se estiver seca. Por outro lado, esperávamos chuva forte iminente, por isso dividimos a estratégia dos nossos carros.”

“Você sabe naquele exato momento em que seus carros estão indo para a pista, que dependendo do momento exato da chuva, você terá um piloto feliz e outro infeliz. Foi exatamente o que aconteceu”, disse Mekies.

“A chuva veio provavelmente um minuto tarde demais para Charles, mas provavelmente foi o momento certo para Carlos, que estava em segundo na pista”, acrescentou.

No final das contas, Sainz vai largar do P5 e Leclerc do P10 na corrida sprint deste sábado em Interlagos.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.

 

 

 

 

Anteriores Lula erra ao dizer que ‘mercado fica nervoso à toa’, afirmam aliados
Próxima F1 IN LOCO: Pietro Fittipaldi não descarta ser titular na Haas F1 em 2023