F1: McLaren explica o processo de ‘empacotamento’ do MCL60


A McLaren definiu os ‘toques finais’ necessários para a apresentação do seu novo carro para a temporada 2023 da Fórmula 1, o MCL36 na próxima segunda-feira.

Embora grande parte do foco na F1 envolva o desenvolvimento do desempenho do carro na busca por décimos de segundo, o método de aplicação de uma pintura também sofreu avanços significativos nos últimos tempos, com muitas equipes mudando da pintura tradicional para o ‘empacotamento’ de vinil.

A McLaren vem ‘empacotando’ seus carros nas últimas três temporadas, e em uma postagem no site oficial da equipe, explicou as vantagens que acompanham essa tendência moderna.

Enquanto algumas partes do carro, incluindo encostos de cabeça e espelhos, permanecem pintadas, o ‘empacotamento’ foi considerado mais leve e mais rápido, chegando a reduzir os tempos de volta na pista e os tempos de produção fora dela.

Por exemplo, a tarefa de adicionar e remover patrocinadores do carro, agora leva ‘segundos’, com o envoltório de vinil fixado ao carro ‘através de um tratamento térmico cuidadoso, mas rápido de 100 graus’.

Darren Smith, membro da operação de superfície e tecnologia de marca da McLaren, explicou a facilidade de mudar para o ‘empacotamento’ nos últimos anos, tendo passado as três décadas anteriores utilizando a pintura tradicional.

“Nossa equipe vai trabalhar com a Brand Creative no design”, disse ele. “Recebemos os moldes de vinil, que colocamos no painel e aplicamos. Recebemos cada parte separadamente à medida que é feita. Nunca enveloparíamos um carro inteiro do início ao fim de uma só vez, mas, se o fizéssemos, provavelmente levaria apenas alguns dias para nossa equipe.”

“Depois de fazer isso algumas vezes, você pega o jeito. É bastante fácil. E de qualquer maneira, se você tiver uma grande bolha de ar em algum lugar, você pode fazer um buraco nela, aquecê-la, e o ar quente sai e ela se fecha novamente. Honestamente, é muito viável”, disse ele.

A McLaren se orgulha de suas iniciativas inovadoras de marca ao longo dos anos, com a mais recente ocorrendo no GP dos EUA do ano passado, onde os carros da equipe apresentaram um sistema digital dinâmico de patrocínio.

O truque consistia em dois painéis instalados em cada lado do cockpit, o que permitia à equipe alternar entre os logotipos dos patrocinadores quando o carro estava na pista. A tecnologia também pode ser usada para exibir mensagens nos capacetes dos pilotos.

 

 

Fonte: f1mania

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