O tão aguardado novo túnel de vento da McLaren está concluído, informou o chefe da equipe, Andrea Stella. Os próximos passos agora são aguardar mais alguns ajustes finais para que os testes na instalação possam ser iniciados de fato.
“Esperamos ter o carro no túnel de vento, e aí seria o novo carro, em junho. O túnel já está pronto, mas ainda há a calibração, a instalação das metodologias da medição de pressão, velocidade, forças. Isso leva algumas semanas”, explicou Stella.
“O hardware já está pronto, o ventilador já funciona. É legal porque posso escutar do meu escritório. E isso mostra que estamos progredindo, mas não podemos colocar o carro ali ainda para realizar testes. Em um túnel de vento novo, você precisa usar um modelo de referência em um túnel e no outro para ver correlação e repetição”.
“Não planejamos fazer isso com o carro novo, vamos fazer com um antigo, antes de iniciarmos o desenvolvimento do carro novo [2024]”, apontou o chefe da McLaren.
Atualmente, a equipe de Woking faz uso do túnel de vento da Toyota em Colônia, Alemanha, o que se torna uma complicação por conta do envios de peças.
“Quando temos um design, produzimos as peças do modelo e colocamos em uma van que vai para Colônia. Com isso, perdemos alguns dias. A F1 é um negócio muito rápido, não dá para seguir operando assim”, destacou Stella.
“Não menciono muito o túnel de vento porque parece uma desculpa, mas é definitivamente um déficit na qualidade e na velocidade de desenvolvimento por causa dessas operações lentas”.
Por fim, o chefe da equipe enfatizou que as dificuldades na logística não podem ser usadas como justificativa para o início ruim da McLaren nesta temporada. A equipe de Woking espera um progresso no GP do Azerbaijão, quarta etapa, com um grande pacote de atualização para o MCL60
“O túnel sozinho não explica o carro estar nessa situação. Poderíamos ter feito um trabalho melhor, independente do túnel. Isso é algo que estamos revendo. Honestamente, acho que isso foi reconhecido e nos deu um bom aprendizado para o futuro”, concluiu Andrea Stella.
Fonte: f1mania