F1: McLaren esclarece estratégia que favoreceu Norris em detrimento de Piastri no GP da Hungria


A McLaren defendeu sua decisão estratégica que permitiu a Lando Norris ultrapassar o colega de equipe Oscar Piastri durante o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, enfatizando que não foi um caso de favoritismo.

Durante as primeiras etapas da corrida no Hungaroring, Piastri estava em segundo lugar atrás do líder da corrida, Max Verstappen, quando a equipe decidiu fazer a primeira parada nos boxes com Norris, que estava na terceira posição. A troca rápida de pneus deu a Norris vantagem suficiente para ultrapassar Piastri, que parou um giro depois e saiu dos boxes atrás do colega de equipe.

Embora a decisão de parar o segundo carro fosse um tanto incomum, já que as equipes normalmente dão a melhor opção ao carro líder, o diretor de equipe da McLaren, Andrea Stella, explicou a lógica por trás da decisão.

Segundo Stella, a equipe optou por parar Norris primeiro por conta do risco de ele ser ultrapassado por Lewis Hamilton, que vinha logo atrás. A McLaren não antecipava que o ritmo de Norris com pneus novos seria suficiente para ultrapassar Piastri, que parecia sólido no primeiro turno.

Andrea Stella esclareceu: “Em termos do undercut que tivemos na primeira parada, você realmente vai com a sequência que é natural, porque você se protege com o carro que está mais em risco, e então cobre com o outro carro”.

Ele elogiou a volta super rápida de Norris após a parada nos boxes, que resultou na perda de posição de Piastri. Stella enfatizou a abordagem da equipe nessas situações: “Para ser honesto, nossa abordagem para essas situações é pensar primeiro na equipe. Pensamos como uma equipe e depois lidamos com a situação interna”.

A referência à estratégia mal executada da Ferrari no GP da Hungria do ano passado serviu para exemplificar a importância de as equipes estarem atentas aos fatores externos e não se envolverem em batalhas internas que podem custar à equipe.

A estratégia que colocou Norris à frente acabou por ser insignificante, já que o ritmo de Piastri caiu drasticamente na segunda metade da corrida, resultando na quinta posição para o australiano.

Stella revelou que Piastri estava sofrendo com danos no assoalho do carro, que resultaram na perda de downforce traseiro. “Oscar teve danos em seu carro e isso significou que ele perdeu algum tempo do ponto de vista de performance”, explicou Stella, ressaltando que essa perda de downforce traseira provavelmente causou a degradação extra dos pneus de Piastri.

A McLaren suspeita que os danos no assoalho do carro de Piastri foram causados ao passar por cima de uma zebra.

Fonte: f1mania

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