F1: McLaren deve se beneficiar com novo túnel de vento principalmente em 2024


A McLaren encomendou um novo túnel de vento e iniciou sua operação recentemente, e espera colher os benefícios disso, principalmente a partir da próxima temporada. Uma vantagem adicional, é que a dupla de pilotos Lando Norris e Oscar Piastri terá muito mais tempo no túnel de vento do que a concorrência na temporada 2024, devido à classificação no campeonato de construtores este ano, de acordo com as regras da Fórmula 1.

No ano passado, a McLaren terminou em quinto lugar no campeonato de construtores, no entanto, quando houve a redistribuição das horas em 30 de junho (para a segunda parte de 2023), a McLaren estava em sexto lugar na classificação, e isso significa que a equipe de Woking agora está recebendo mais tempo no túnel de vento. Desde 2021, a Fórmula 1 utiliza um sistema de ‘desvantagem’ aerodinâmica, para tentar aproximar o grid.

Essa mudança ocorrida em 30 de junho foi muito vantajosa para a McLaren. Um mês depois, a equipe já estava em quinto lugar e a trajetória de ascensão definitivamente começou. Após um início difícil na atual temporada, a equipe descobriu como fazer o MCL60 ganhar mais desempenho.

A McLaren pretende reduzir a diferença até 2024. O chefe da equipe, Andrea Stella, anunciou na Bélgica, que o desenvolvimento do carro atual será interrompido e o foco será totalmente no carro de 2024 após as férias da F1. Portanto, essas horas extras serão extremamente úteis para a próxima temporada.

“Certamente, recebemos com satisfação algumas horas a mais do que as principais equipes. Especialmente, acolhemos isso porque parece que agora temos boas ideias para levar ao túnel de vento, como eu disse antes, você pode ter muitas horas no túnel de vento, mas o verdadeiro fator de mudança é a qualidade das ideias e dos conceitos que você coloca no desenvolvimento, e como parece que estamos em uma boa posição nesse aspecto, acolhemos bem essas horas extras”, afirmou o chefe da equipe.

A McLaren finalmente colocou em operação o novo túnel de vento, após uma longa espera, e isso deve fornecer dados mais precisos. Stella não está preocupado que a utilização do novo túnel de vento e a construção de um novo carro (para 2024) causem problemas. “Não necessariamente, porque passamos por um trabalho bastante abrangente de validação do novo túnel de vento. O novo túnel foi projetado com alguns critérios, para melhorar a correlação com as informações obtidas nas pistas, então estou ainda mais encorajado pelo que vi até agora em termos de comportamento do novo túnel de vento”, finalizou Stella.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Alonso critica mudança nos pneus da Pirelli
Próxima Entenda as mudanças nas regras das apostas esportivas