Um dos carros mais icônicos da carreira de Ayrton Senna vai ser colocado em leilão e deve alcançar cifras impressionantes. Trata-se do McLaren-Honda MP4/6 de 1991, carro com o qual o tricampeão de Fórmula 1 conquistou sua primeira vitória em casa no GP do Brasil (atual GP de São Paulo), e o terceiro título ao fim daquela temporada.
O modelo é lembrado por um dos momentos mais marcantes da história da Fórmula 1. No GP do Brasil de 1991, disputado em Interlagos, Senna enfrentou uma falha no câmbio e completou boa parte das últimas voltas da corrida preso na sexta marcha. Mesmo assim, resistiu à pressão dos rivais da Williams, Nigel Mansell e Riccardo Patrese, e cruzou a linha de chegada em primeiro para delírio da torcida. Exausto, precisou de ajuda para sair do cockpit após a bandeirada ainda na pista, não tendo conseguido levar o carro de volta aos boxes.
Essa vitória em São Paulo foi a primeira do brasileiro em casa e a primeira de suas sete conquistas naquela temporada, consolidando seu terceiro título pela McLaren.
Agora, o lendário MP4/6 será leiloado com valor estimado entre US$12 milhões e US$15 milhões. O carro, equipado com motor V12 de 3,5 litros e cerca de 720 cavalos de potência, é descrito pelos organizadores como uma verdadeira obra de engenharia.

“O carro em si é uma obra-prima, projetada por Neil Oatley sob a direção técnica de Gordon Murray”, diz a descrição do leilão. “Apresenta um motor V12 capaz de atingir 13.800 rpm, acoplado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas, tudo envolto em um chassi e carroceria de fibra de carbono. Quase 35 anos depois, o MP4/6 permanece um sonho analógico, símbolo de uma das eras mais celebradas da Fórmula 1”.
Apesar do valor elevado, o MP4/6 não deve se tornar o carro de F1 mais caro já leiloado. Esse recorde pertence ao Mercedes W196 Streamliner, pilotado por Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, que foi vendido no início deste ano por cerca de US$54 milhões.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
Fonte: f1mania





