A McLaren revelou seu mais recente investimento em infraestrutura, o novo túnel de vento localizado no McLaren Technology Centre. Essa instalação marca uma grande atualização para a equipe de Fórmula 1 de Woking, e elimina a necessidade de utilizar as instalações da Toyota em Colônia, Alemanha, que vinham sendo usadas desde 2010.
Essa decisão de investir em um novo túnel de vento foi tomada em 2019, quando Andreas Seidl assumiu o cargo de Chefe de Equipe na McLaren. Ele viu a necessidade de trazer de volta para a equipe a pesquisa aerodinâmica, além de otimizar o processo, eliminando a necessidade de viagens frequentes a Colônia.
O CEO da equipe, Zak Brown apoiou a iniciativa, resultando em um projeto de quatro anos para atualizar a instalação existente em vez de construir uma completamente nova. A abordagem foi baseada na eficiência de custos, optando por modernizar o túnel de vento já existente.
A modernização do túnel envolveu a remoção completa de suas partes internas, mantendo sua estrutura e tamanho originais. Peças e seções do novo túnel foram desmontadas para caber no espaço existente e depois montadas novamente. A McLaren destacou ainda, que a seção de teste do novo túnel é completamente nova, com apenas a estrutura externa e o ventilador principal sendo mantidos da instalação anterior.
O túnel de vento em escala 60% foi usado pela primeira vez antes das férias da categoria no meio deste ano para trabalhos básicos de correlação, e espera-se que o carro de 2024 se beneficie dessa nova instalação. No entanto, o carro de 2025 será o primeiro a ser totalmente projetado usando o túnel de vento atualizado.
Além do túnel de vento, a McLaren realizou outras melhorias em sua infraestrutura, incluindo um novo simulador em tempo real, a reutilização de uma antiga fábrica como uma instalação de materiais compostos, e uma nova oficina de máquinas.
Fonte: f1mania