Felipe Massa se manifestou pela primeira vez após a conclusão da primeira parte do julgamento que envolve o título na Fórmula 1 de 2008, em um processo que inclui a FIA, a FOM e Bernie Ecclestone. O brasileiro agradeceu o interesse demonstrado pela Corte Inglesa e se mostrou esperançoso em relação à transparência do processo.
O julgamento, que ainda está nos estágios iniciais, envolveu as apresentações de provas e argumentos de todas as partes. A fase atual de audiências, não teve embates diretos entre os envolvidos, mas já trouxe à tona diversos detalhes sobre o caso, incluindo declarações de Massa, Ecclestone e da FIA.
Massa entrou com o processo após uma entrevista ao site F1-Insider em 2023, onde expressou sua opinião de que Michael Schumacher deveria ser o único heptacampeão de F1, descartando o título de Lewis Hamilton em 2008. Massa também afirmou na mesma entrevista, que já sabia do ‘Crashgate’, ocorrido no GP de Singapura de 2008, mas optou por não interferir para evitar manchar a imagem da Fórmula 1.

Em um comunicado feito após o último dia de sessões de audiências em Londres, Massa agradeceu à Corte e reforçou seu compromisso com a transparência: “Estou muito satisfeito com o interesse demonstrado pela Corte Inglesa no meu caso. Espero que a Corte perceba as tentativas dos réus de impedir um julgamento público das graves alegações contra eles. Agora, aguardaremos a decisão da Corte”, afirmou o brasileiro.
O processo continua, e o futuro do julgamento, que visa reavaliar o resultado de 2008, continua gerando especulações sobre as possíveis repercussões para a história da Fórmula 1.
Lembrando que Massa não está pedindo a alteração no resultado do título daquele ano, como chegou a cogitar antes do início oficial do processo, mas sim uma indenização de cerca de US$ 82 milhões.
Fonte: f1mania






