O atual piloto da Stock Car brasileira e ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, não está surpreso que Fernando Alonso esteja de volta ao pódio regularmente nesta temporada. Falando na Gazzetta dello Sport, Massa analisou a atual temporada de seu ex-companheiro de equipe e a evolução da Aston Martin.
Em seus anos na Ferrari, Massa foi companheiro de equipe de vários grandes nomes: Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Alonso. O brasileiro pôde ver de perto a qualidade desses pilotos, e por isso, não parece surpreso que, mais de uma década depois, Alonso ainda possa disputar o pódio.
“Todos nós sabemos o quão forte ele é”, disse Massa sobre seu ex-companheiro de equipe. “Se o carro estiver bom, ele será tão rápido quanto quando venceu o campeonato. Ele é o piloto mais velho no grid da F1, e com os resultados vem uma vontade crescente de continuar. Fernando é o companheiro de equipe que mais dificultou para mim”, acrescentou.
Por enquanto, a Aston Martin está aproveitando o melhor ano da equipe desde que Lawrence Stroll assumiu a propriedade do time. No último ano, o canadense investiu pesado na estrutura da equipe e trouxe muitas pessoas novas para a Aston Martin, incluindo o ex-engenheiro da Red Bull, Dan Fallows. De acordo com Massa, esta é a principal razão pela qual a Aston Martin deu um grande passo à frente este ano em comparação com a temporada passada.
“Até alguns anos atrás o carro deles parecia um Mercedes, depois as regras mudaram e eles não podiam mais imitar. Então eles conseguiram da Red Bull um ótimo diretor técnico, que é gente boa, e que construiu o carro atual. Eles acertaram. O motivo de Ferrari, Mercedes e McLaren não fazerem a mesma coisa, é por causa de seu prestígio, o que os leva a procurar apenas dentro de casa. Mas a Red Bull também levou Adrian Newey para iniciar um ciclo”, concluiu Massa. Newey está na Red Bull Racing desde o início da equipe na F1 em 2005.
Fonte: f1mania