O consultor da Red Bull, Helmut Marko, ironizou os boatos de que Daniel Ricciardo poderia substituir Sergio Perez na equipe em 2023, após o desentendimento do mexicano com o companheiro de equipe, Max Verstappen.
As coisas ‘esquentaram’ entre Perez e Verstappen no GP de São Paulo, quando o holandês ignorou as ordens da equipe para entregar o P6 ao seu companheiro de equipe.
Enquanto Verstappen confirmou com um simples ‘sim’, que essa atitude foi em resposta a algo que havia acontecido no passado, Perez rebateu com um ‘isso mostra quem ele realmente é’.
Mais tarde, Perez falou à imprensa: “Depois de tudo que fiz por ele, é um pouco decepcionante para ser honesto. Estou realmente surpreso.”
Verstappen foi amplamente criticado por sua atitude, inclusive com fortes ataques online, mas a Red Bull afirmou que se reuniu com os dois pilotos e segundo a equipe, tudo foi resolvido internamente.
No entanto, com Marko ‘deixando escapar’ que Ricciardo voltará à Red Bull na próxima temporada como piloto reserva, o ex-piloto de F1 e atual comentarista, Ralf Schumacher, afirmou que provavelmente Verstappen preferiria ter o australiano como companheiro de equipe.
“Não tenho 100% de certeza de que Perez ainda será o companheiro de equipe de Max no ano que vem”, disse Schumacher, citado pelo Motorsport-total.com.
“Acho que Ricciardo tem uma boa chance. Nos bastidores, acho que Max quer uma nova dupla de pilotos. Max agora é o principal nome da Red Bull, e eu poderia imaginar que seu contrato também lhe dá a oportunidade de opinar sobre quem corre ao lado dele. E acho que ele prefere Ricciardo”, afirmou o ex-piloto.
Os comentários de Schumacher foram negados por Marko: “Essa é uma notícia que não veio de nós”, disse ele à Sky alemã.
Quanto ao retorno de Ricciardo à equipe, Marko agora mudou o discurso: “Eu disse ‘se’ o levarmos como terceiro piloto. Estamos negociando com Daniel, mas nada foi assinado ainda”, disse ele.
Ricciardo também negou que sua ida para a Red Bull seja um negócio já fechado. “Não é, posso te dizer agora. Nada está fechado”, disse o australiano. “Olhe, como eu disse antes, não tenho nada a esconder.”
“Mesmo do ponto de vista contratual em termos, acho que estou livre para falar e tudo mais, mas não há nada concluído. Se algo fosse feito, acredite em mim, eu estaria dizendo isso”, finalizou.
É no mínimo curioso, que Marko agora coloque sua afirmação anterior atrelado a um ‘se’, pois não foi o que pareceu em sua declaração feita ontem em Abu Dhabi. De qualquer forma, não será nenhuma surpresa se a Red Bull confirmar nos próximos dias que Ricciardo será piloto reserva da equipe em 2023, independentemente do ‘se’ que Marko colocou agora.