Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, negou que a ausência de uma asa traseira específica para o circuito de Monza, tenha sido a causa dos problemas enfrentados pela equipe durante o GP da Itália de Fórmula 1. A Red Bull teve um desempenho abaixo do esperado, com Max Verstappen terminando na sexta posição e Sergio Perez em oitavo, em um fim de semana marcado por dificuldades com o equilíbrio do carro.
Segundo Marko, a falta de uma asa traseira projetada para as longas retas de Monza, não foi o fator decisivo para os problemas enfrentados pela equipe, já que uma configuração desse tipo teria agravado ainda mais as dificuldades com o desgaste dos pneus. “Um carro com uma asa menor teria sido ainda menos competitivo neste fim de semana, porque algo assim seria ainda pior para os pneus,” afirmou Marko.
Durante a corrida, a Red Bull optou por uma estratégia inversa, começando com o composto duro, enquanto os seis carros à frente no grid de largada iniciaram com pneus médios. No entanto, a degradação dos pneus impossibilitou a equipe de seguir com uma estratégia de apenas uma parada, o que, segundo Marko, comprometeu as chances de um resultado melhor.
Marko também reconheceu que os problemas enfrentados pela Red Bull se tornaram mais sérios e destacou a necessidade urgente de encontrar uma solução. “Este foi o máximo que conseguimos. No passado, o clima quente era bom para nós, mas agora estamos muito distantes disso. Precisamos encontrar uma solução muito rapidamente,” afirmou.
Além disso, ele comentou que simplesmente implementar mais atualizações no carro nas próximas corridas não será suficiente para resolver os problemas, a menos que a equipe consiga recuperar o equilíbrio perdido do carro. “O mais importante é encontrar um melhor equilíbrio no carro novamente. Precisamos voltar no tempo e ver exatamente onde erramos,” concluiu Marko.
Enquanto a Red Bull busca soluções, a equipe permanece em alerta, especialmente com a aproximação da McLaren no campeonato de construtores, que agora está a apenas oito pontos de distância.
Fonte: f1mania