F1: Marko fala sobre chegada de Nyck de Vries na AlphaTauri


williamsf1_77645_hires-1

Mesmo Nyck de Vries sendo um novato na Fórmula 1, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, acredita que ele pode se estabelecer como o principal piloto na AlphaTauri em 2023.

E isso certamente seria uma má notícia para as perspectivas de carreira de seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda.

De Vries não era a escolha número um como substituto de Pierre Gasly na AlphaTauri, que em princípio, iria trazer o atual piloto da Indy, Colton Herta para a vaga, mas isso não foi possível pois Herta não tem os pontos necessários para obter a superlicença da FIA.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

A atenção então se voltou para De Vries, que terá 28 anos quando testar o carro 2023 da AlphaTauri pela primeira vez. O holandês agora será promovido para a F1, depois de conquistar o título na F2 em 2019, e também o título na Fórmula E, correndo pela Mercedes, em 2021.

Ele também acumulou experiência em corridas de carros esportivos e, de acordo com Marko, tem o know-how para impulsionar a equipe no próximo ano talvez em maior medida do que Tsunoda, que é cinco anos mais novo.

Questionado se ele vê De Vries como líder de equipe, Marko disse ao Motorsport.com: “Absolutamente. Yuki ainda é jovem e não tem essa experiência tecnicamente, então Nyck pode liderar a equipe.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Vamos ver como vai ser na prática no próximo ano, mas a julgar por sua experiência e personalidade, Nyck deve ser o líder da equipe”, disse Marko.

O desempenho de De Vries quando substituiu Alex Albon na Williams no GP da Itália, chamou a atenção de todos, pois em sua primeira corrida na F1, com um carro que não conhecia, ele terminou na nona posição inteiramente por mérito próprio, e parecia um veterano experiente em vez de um estreante, marcando pontos em sua estreia na categoria.

Mesmo que pareça ter menos que seus atuais 27 anos, De Vries parece ser uma pessoa extremamente madura, fundamentada e inteligente, que exibe a mistura certa de confiança e humildade.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

Se alguma coisa, dada a crueldade demonstrada por Marko e pela Red Bull ao longo do tempo, talvez possa ser considerada uma surpresa, é que Tsunoda esteja recebendo um terceiro ano na equipe, porque não apenas ele não conseguiu fazer jus à grande reputação com a qual chegou à F1, mas ele também não parece estar progredindo.

E se De Vries realmente assumir o papel de piloto número um na AlphaTauri em 2023, é muito improvável que Tsunoda tenha mais uma chance em 2024.

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

 

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

Anteriores López Obrador sobre pedido para Zelensky falar no Congresso: ‘Se querem fazer propaganda, não afeta’
Próxima F1: Alonso apoia Gasly em relação ao incidente do trator em Suzuka